11/05/2022 às 15h59min - Atualizada em 12/05/2022 às 14h31min

Epidemia de silêncio nas empresas inibe a inovação

Como a segurança psicológica é essencial para o desenvolvimento da equipe e o crescimento das organizações

SALA DA NOTÍCIA RelatioNow
Você se sente seguro em seu ambiente de trabalho? Tem confiança para dizer o que acredita, discordar do chefe ou dar uma opinião muito diferente sem medo de sofrer uma repressão? Trabalhar em um local no qual os profissionais podem expressar ideias, fazer perguntas, assumir erros e mostrar preocupações, sem receio de retaliação, culpa ou humilhação é ter segurança psicológica.
 
Para Joacir Martinelli, fundador da Duomo Aprendizagem Corporativa, a segurança psicológica está na base de qualquer time capaz de inovar e responder de forma eficaz a situações complexas e incertas. “Em um time sem segurança psicológica, o silêncio é ensurdecedor. As pessoas ficam caladas ao invés de darem ideias, pois acreditam que serão ignoradas ou até ridicularizadas. Ao invés de fazer uma pergunta importante, que poderia expor um ponto cego do planejamento, por exemplo, todos ficam calados para não serem chamados de pessimistas. A equipe prefere o silêncio a assumir um erro, para não ser apontada como culpada e penalizada”.

 
A principal teórica no tema, Amy Edmondson, no livro The Fearless Organization (A Organização Destemida), cita algumas características que identificam com clareza esse tipo de ambiente: os profissionais podem agir com franqueza e entrar em conflitos produtivos para aprenderem e gerarem novas ideias, a partir de diferentes pontos de vista; é cultural da empresa, ou do grupo, e afeta a todos praticamente da mesma maneira, independente da personalidade; não é um sinônimo de confiança, pois essa é vivenciada em uma relação entre duas pessoas e envolve a expectativa futura da capacidade do outro de cumprir com algo; e por fim quando se está num ambiente em que há segurança psicológica é possível propor objetivos ambiciosos e buscá-los em conjunto.
 
Para adotar essa prática é preciso uma combinação entre a cultura da empresa, o engajamento dos líderes e a contribuição dos colaboradores. “Todos os participantes precisam acreditar e estar envolvidos.  A liderança tem um papel fundamental, porque dá o tom em como a equipe pode agir, favorecendo o ambiente colaborativo e incentivando a participação de todos sem receios. Os times mais fortes são compostos não pelos profissionais mais qualificados, mas sim por aqueles que têm maior respeito mútuo, confiança para analisar os erros, discuti-los e construir estratégias para que não aconteçam de novo. É assim que se conquistam os grandes resultados”, aponta Thiago Cesario, facilitador da Duomo. 
Afirmar que é uma empresa com segurança psicológica não a faz assumir essa postura de uma hora para outra. É necessário criar estruturas para que isso aconteça, identificar as atitudes que são valorizadas e convidar todos os colaboradores para participarem. A seguir, Martinelli destaca os principais elementos que compõem esse ambiente:
 
- Segurança coletiva e não individual – a confiança é em todo o grupo e não apenas em pessoas específicas;
- A equipe é um lugar seguro para compartilhar – é possível promover debates acalorados sem medo;  
- O ambiente é preparado para acolher as vulnerabilidades – assumir erros, dizer que não sabe, pedir ajuda, se colocar à disposição para ensinar e aprender;
- A exposição dos problemas é naturalizada – todos podem levantar questões difíceis;
- Diversidade – as pessoas não são rejeitadas pelas diferenças;
- Apreciação coletiva – valorização das habilidades individuais e reconhecimento de como cada um pode contribuir.
 
“A segurança psicológica não é a única resposta para se ter um time capaz de inovar e ser altamente eficaz, mas está na base para que tudo o mais aconteça. É o pilar que dará sustentação para que a inovação e o melhor das pessoas possam surgir. Somados, resultam em times ágeis, com velocidade de aprendizagem, de interações e, geralmente, com entregas acima das expectativas”, ressalta Martinelli.
 
 
Sobre a Duomo Aprendizagem Corporativa
https://duomo.com.br
 
 
Há mais de 20 anos no mercado de educação corporativa, a Duomo é especializada em treinamentos corporativos que geram resultados, com foco em apoiar o RH e a estrutura de gestão de pessoas. Os profissionais que participam dos treinamentos sentem a diferença na prática, influenciando diretamente suas jornadas de aprendizagem.
 
Para deixar as organizações mais produtivas e os colaboradores realizados, a Duomo desenvolve estratégias exclusivas para atender as necessidades de cada companhia e fortalecer as competências humanas, criando treinamento sob medida para cada empresa.
 
Em dezembro de 2021, a Duomo recebeu a certificação internacional Great Place to Work (GPTW), comprovando na prática como fortalecer as competências humanas tem impacto direto no relacionamento com os colaboradores e em um bom ambiente de trabalho.
 
Reconhecida nacionalmente pela contribuição à alta performance, os treinamentos já foram realizados em grandes empresas, como Bosch, Burger King, Cassol, CNH Electrolux, Embraco, Fiat powertrain, GRPCOM, Grupo Boticário, HSBC, Renault, Sicredi, Unimed, Votorantim, Volvo e Whirlpool.
 
 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Ab Noticias  News Publicidade 1200x90
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia