12/05/2022 às 11h28min - Atualizada em 12/05/2022 às 11h46min

Últimos dias de inscrição: Startups são convidadas pela Belgo Bekaert para desafios na indústria

Empresa busca soluções para monitorar o desgaste de cubas de aço nas linhas de galvanização, para gestão de recursos energéticos e procura tecnologias para centralizar dados no manejo de bovinos criados a pasto, até 15/5

SALA DA NOTÍCIA Caroline Melo
Espaço Inovação da Belgo Bekaert. Foto: Divulgação
A Belgo Bekaert, empresa líder na transformação de arames de aço no Brasil, está com inscrições abertas, até o domingo (15 de maio), para três desafios direcionados a startups brasileiras que, assim como ela, têm a inovação no seu DNA. Empresas interessadas em desenvolver soluções para monitoramento do desgaste da cuba de aço nas linhas de galvanização e para aprimorar a gestão de energéticos nas fábricas podem se inscrever através da plataforma AEVO. Já as startups interessadas em desenvolver soluções tecnológicas para a centralização de dados no manejo de bovinos criados a pasto poderão se inscrever, no site Silo Hub, seguindo o regulamento disponível. 
 
Saiba mais sobre os desafios:

 
Desgaste da cuba nas linhas de galvanização 
Para a produção de arames galvanizados pelo processo de imersão a quente, a Belgo Bekaert usa cubas de aço para fundir o zinco. Com o passar do tempo, essas cubas vão se desgastando e, se o acompanhamento adequado não for feito, elas podem furar, o que causa uma série de problemas como a parada da linha de produção, perda de materiais, custos elevados e urgentes para a substituição da cuba e geração de sucata. “Com esse desafio, a Belgo Bekaert espera ter um controle mais eficaz, a fim de minimizar os riscos operacionais e evitar perdas de materiais no processo”, afirma Jeremias Silva, gerente de negócios da empresa. Inscrições aqui.

Gestão de energéticos
Atualmente o monitoramento do consumo de recursos energéticos (elétrica, água, ácidos, ar comprimido, gás natural) nas unidades fabris da Belgo Bekaert é realizado através das medições feitas pelas concessionárias ou faturamento de fornecedores, o que dificulta uma gestão precisa e centralizada de tais recursos.

Com esse desafio, a Belgo Bekaert busca uma solução para que estes recursos possam ser medidos em pontos estratégicos das fábricas, com coleta e armazenamento de dados e relatórios, possibilitando à empresa ter uma visão estratégica do uso de tais recursos.
As startups que apresentarem as soluções mais atraentes terão a possibilidade de trabalhar em conjunto com equipes experientes e especializadas por meio de contratação para a realização de testes, com a possibilidade de contratos definitivos, e acesso ao espaço de trabalho da Diretoria de Inovação e Digital da Belgo Bekaert, em Contagem, Minas Gerais. Inscrições aqui.
 
Centralização de dados no manejo de bovinos
Líder no segmento de soluções em cercamentos para agronegócios no país, a empresa lança um desafio decorrente de reflexões sobre a tomada de decisões no campo que, geralmente, é feita de forma intuitiva, sem documentação e centralização das informações do rebanho. "Nesse contexto, buscamos soluções capazes de realizar o levantamento dos dados em sistemas de criação de bovinos criados a pasto como, por exemplo, estresse térmico e manejo sanitário, geolocalização dos animais, entre outros. É essencial que as ideias sejam intuitivas e acessíveis aos pecuaristas para que, dessa maneira, sejam vistas como um recurso essencial para auxiliar na tomada de decisão e melhorar os ganhos", explica Guilherme Vianna, também gerente de negócios da Belgo Bekaert.
 
A avaliação e a seleção das propostas levam em consideração principalmente a aderência com os desafios. As startups selecionadas contarão com a possibilidade de investimento para desenvolvimento da prova de conceito (POC), além do apoio da equipe do Silo Hub, visitas técnicas, profissionalização da gestão e crescimento.
 
O Silo – Inovação Aberta é um programa que prioriza a busca de soluções para desafios do agronegócio por meio da inovação aberta, conectando empresas e iniciativas com foco em tecnologia digital. É formado pela parceria da Embrapa Gado de Leite com a Microsoft, TIM Brasil, Belgo Bekaert, Nestlé do Brasil, IS Brasil, Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e a aceleradora corporativa Neo Ventures. Inscrições aqui.
 
Sobre a Belgo Bekaert
Líder brasileira na transformação de arames de aço desde sua criação e fruto da parceria estratégica no Brasil entre a ArcelorMittal e a Bekaert, a Belgo Bekaert atua nos segmentos de Agronegócios, Cercamentos, Construção Civil, Automotivo, Solda, Aplicações Especiais e Indústria Petrolífera, oferecendo um mix de produtos e serviços que atendem com tecnologia de ponta, confiabilidade e qualidade aos mais diversos perfis de clientes. 
 


Link
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia