12/05/2022 às 11h11min - Atualizada em 12/05/2022 às 11h32min

Involves participa do APAS Show com novidades no portfólio para indústria e varejo

A retail tech que revoluciona as relações entre os segmentos apresenta uma série de ferramentas que apoiam as equipes desde a saída dos produtos da indústria até a compra no PDV

SALA DA NOTÍCIA Assessoria de Imprensa
Divulgação

A Involves, retail tech especialista em soluções para indústria e varejo, será uma das expositoras da APAS Show 2022, maior evento de supermercadistas da América, que acontece de 16 a 19 de maio em São Paulo. No evento, que conta com feira de expositores e congresso, a empresa traz seu portfólio completo de soluções para a cadeia de trade promotion. 

Com o desenvolvimento de novas tecnologias e o investimento em ferramentas que resolvem desafios complementares aos solucionados pela empresa, a Involves se consolida como plataforma completa com soluções de inteligência artificial que facilitam a conexão entre indústria e varejo. 

Na avaliação do CEO da Involves, André Krummenauer, existe muito espaço para inovação no ciclo promocional. “A indústria e o varejo ainda alocam investimentos de forma muito manual e têm grandes desafios para executar as ações promocionais planejadas e, principalmente, aferir resultados. Nós temos um roadmap que impacta profundamente a forma como o varejo e  a indústria fazem negócios", explica. 

Nesta edição da APAS Show, a Involves traz soluções de inteligência artificial que vão desde a coleta de informações precisas para traçar uma estratégia eficiente de trade marketing com o Reconhecimento por Imagem, passando pela gestão de incentivos comerciais para equipes de campo com a ferramenta da Sellers, até a redução da ruptura nas gôndolas com o Involves Doors, facilitando as interações entre todas as pontas envolvidas. 

No estande interativo da marca, serão feitas demonstrações em tempo real de como a inteligência artificial dos produtos atua na prática para resolver diferentes problemas. 

 

Solução que reduz ruptura e aumenta vendas do varejo

A ruptura de estoque está entre os problemas que mais geram impacto negativo na receita de empresas do varejo. No entanto, diferente do que muita gente pensa, boa parte das rupturas não acontecem no caminho da indústria até a loja, mas sim no trajeto que o produto percorre do depósito até a gôndola. De acordo com dados da Involves, 15% dos SKUs de uma loja sofrem pelo menos uma indisponibilidade de gôndola por mês. O Involves Doors ajuda a resolver esse desafio, usando inteligência artificial para detectar diariamente comportamentos fora do padrão em cada SKU e disparando alertas automáticos para que a equipe de reposição verifique os produtos e resolva o problema o mais rápido possível. Na APAS Show, a equipe da Involves vai demonstrar como a inteligência artificial funciona na prática, com um jogo interativo que explica como a tecnologia opera para encontrar os principais erros de execução no varejo. 

O Head de produtos de varejo da Involves, Otávio Senna, explica que a solução identifica, entre outros recursos, possíveis rupturas de gôndola ou problemas na disposição dos SKUs no PDV e que a correção ágil dos problemas de execução aumenta o faturamento dos estabelecimentos. “Temos casos como o do Althoff Supermercados que recuperou mais de R$115 mil em vendas em três meses usando a solução”, conta. Inicialmente, a rede implementou a tecnologia em 4 das suas 11 lojas e, em três meses de uso, identificou 8.977 problemas de execução que afetavam as vendas. A ferramenta consegue detectar mais de 20 tipos diferentes de erros, como estoque virtual, falta de etiqueta de preço nos produtos e ruptura na gôndola.

 

Ferramenta permite coletar dados precisos no PDV em apenas dois minutos

A coleta de dados no ponto de venda é uma tarefa essencial para a definição e o acompanhamento da estratégia de trade marketing. Mas esse pode ser um processo moroso e ineficaz caso as equipes de campo não contem com as ferramentas corretas. Com o Reconhecimento por Imagem do Involves Stage, promotores de vendas precisam de apenas uma foto das gôndolas para enviar dados em tempo real, com agilidade e precisão, para as equipes internas. No estande da Involves na feira, uma gôndola com produtos reais vai demonstrar, na prática, como a inteligência artificial do produto consegue captar os dados por meio de fotos. 

A inteligência artificial da ferramenta faz uma “varredura” na imagem inserida no aplicativo pela equipe de campo e extrai dela dados quantitativos que são imediatamente disponibilizados no sistema para que a equipe interna tenha uma visão completa de como os shoppers enxergam o produto e o que está acontecendo no ponto de venda. O Product Manager da Involves, Gabriel Vieira, explica que “isso é fundamental para que a área de trade tenha as informações necessárias para entender se as estratégias de Loja Perfeita estão gerando os resultados esperados e corrigir possíveis pontos de melhoria".

Usando o Reconhecimento por Imagem, a Danone Nutrícia, divisão de nutrição especializada da Danone no Brasil, conseguiu reduzir em 80% o tempo necessário para a coleta de dados no ponto de venda. Antes de adotar a ferramenta, promotores de venda da marca levavam, em média, 15 minutos anotando manualmente os principais indicadores. Agora, em apenas dois minutos os dados são coletados e já disponibilizados no sistema para a equipe interna com agilidade, precisão e num volume muito maior que na coleta manual.  
 

Sistema que descomplica a gestão de incentivos comerciais

Primeiro banco digital especializado em incentivos comerciais, a Sellers é uma solução que permite fazer toda a gestão de campanhas, desde o planejamento, passando pela execução, até o acompanhamento dos resultados da equipe. Além da gestão das campanhas, a ferramenta da Sellers permite que o pagamento dos incentivos seja realizado automaticamente à pessoa vendedora assim que as metas são atingidas, sem precisar esperar dias ou semanas, como costuma acontecer no processo tradicional. A startup recebeu investimento da Involves neste ano como parte da estratégia de expansão da retail tech, que envolve o desenvolvimento — seja internamente ou por meio de investimentos e aquisições — de um ecossistema completo de soluções para toda a cadeia de trade promotion. A Sellers estará presente no estande da Involves.  

 

Serviço
Involves na APAS
Quando: 16 a 19 de maio de 2022
Onde: Expo Center Norte, São Paulo (SP)
Estande da Involves: Pavilhão verde, Rua K | 19,572


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