12/05/2022 às 10h18min - Atualizada em 12/05/2022 às 11h31min

Lives educativas são destaque no Dia Estadual da Prevenção ao Câncer de Mama em São Paulo

No domingo, a Unaccam - União e Apoio no Combate ao Câncer de Mama reunirá seu Conselho Científico, profissionais e especialistas para um bate-papo sobre diagnóstico precoce e tratamento do câncer de mama

SALA DA NOTÍCIA Unaccam
https://www.unaccam.org.br/

“Quem procura acha, quem acha cura!” é a mensagem transmitida pela ONG Unaccam - União e Apoio no Combate ao Câncer de Mama para o Dia Estadual da Prevenção ao Câncer de Mama em São Paulo, que será celebrado no próximo domingo (15/05). A entidade programou uma série de lives gratuitas com o Conselho Científico da organização, profissionais e especialistas da área. Mais informações pelo perfil do Instagram @Unaccam ( https://www.instagram.com/Unaccam/)

“Nesta data é importante reafirmarmos a necessidade do diagnóstico precoce, seja por médicos ou por mamografia. É um convite para, juntos, mudarmos a realidade do câncer de mama em São Paulo”, afirma Clarisia Ramos, presidente da ONG. Ela ressalta que a doença é absolutamente curável quando diagnosticada precocemente. “Quando se acha o tumor inicial na mamografia a cura chega a 95%”. 

A data também celebra o Dia do Assistente Social e seria o aniversário da fundadora da Unaccam, Ermantina Ramos, mãe de Clarisia, que faleceu em 2018.

Ao longo do dia serão abordados assuntos referentes ao Direito, saúde integrativa, diagnóstico precoce e grupos de apoio. A programação terá início com o tema “Promover a saúde com políticas públicas” e será encerrada com “Prevenção primária, secundária e terciária”.

Confira a programação para o dia 15 de maio: 

10h30 - Promover a saúde com políticas públicas. Dia Estadual de Prevenção ao Câncer de Mama - "A eficiência do rastreamento".

Clarisia Ramos, Dr. Carlos Ruiz - Mastologista e Presidente de Honra da Unaccam e Dr. João Bosco - Mastologista e Diretor de Projetos

11h15 - Grupos de risco e o diagnóstico precoce.

Dr. Marcelo Antonini - Mastologista e Coordenador do Curso, Dr. Ricardo Caponero - Oncologista e Regina Mediana - Educadora e Paciente.

12h - Importância dos Grupos de Apoio para pacientes com câncer de mama.

Semari Dutra - Empresária e Conselheira da Unaccam, Fátima Laplaca - Empresária e Paciente, Maria Zilma Oliveira Mariano Ribeiro - Assistente Social e Ativista da causa Oncológica

14h - Como o direito do paciente pode ajudar na prevenção de doenças.

Dra. Francisca Muraca, Dra. Carolina Daher e Dra. Layla Dalossi - ambas advogadas da Comissão de Direito da Saúde da Unaccam

14h45 - A comunicação assertiva e humanizada na prevenção do câncer de mama.

Luciana Telles - Psico-oncologista da Comissão de Direito a Saúde da Unaccam, Regina Liberato - Psico-oncologista e Fabiana Caron - Psico-oncologista e Presidente da SBPO 

15h30 - Saúde integrativa no combate ao câncer de mama.

Renata Melillo - empresária e conselheira da Unaccam, Renata Alvez - produtora e reikiana, Luciana Ervalho - Educadora Física e Silvia Helena Arruda - Terapeuta Familiar

16h15 -  Prevenção primária, secundária e terciária.

Clarisia Ramos, Dra Rita  Dardes - Mastologista e Vice Presidente da Unaccam, Dra Marianne Pinotti, Mastologista e Diretora Pedagógica da Unaccam e Maria Teresa Ribeiro - Assistente Social e Conselheira da Unaccam.

17h - Encerramento

Sobre a Unaccam

Com o lema “quem procura acha, e quem acha cura”, a Unaccam - União e Apoio no Combate ao Câncer de Mama completou 20 anos, em 2021. A entidade foi pioneira na criação de iniciativas educacionais em saúde mamária e atua na capacitação, formação e treinamento de voluntários como agentes facilitadores do diagnóstico precoce do câncer de mama e apoio a pacientes oncológicas e suas famílias.

Desde a fundação, em 2001, a Unaccam já capacitou mais de 3,5 mil voluntários, além de ofertar, em média, 450 mamografias todos os anos. A organização realiza, ainda, palestras e eventos para levar conhecimento sobre prevenção e diagnóstico precoce. Todos os serviços são gratuitos e disponibilizados mediante a inscrição/disponibilidade de vagas.


Link
Notícias Relacionadas »
Ab Noticias  News Publicidade 1200x90
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia