Seja por prazer, seja para estudar ou para se informar, a prática da leitura serve para aprimorar o vocabulário e dinamizar o raciocínio e a interpretação. Infelizmente, com o avanço das tecnologias do mundo moderno, cada vez menos as pessoas interessam-se pela leitura.
Como resultado, um dos problemas trazidos é justamente a pouca familiarização com textos escritos e, em idade escolar, os alunos sofrem com a defasagem ao tentar entender o enunciado das perguntas em exercícios ou provas, por exemplo.
Para a pedagoga e coordenadora da Escola Cristã Jundiaí (SP), Maricelma Martins Silva, este cenário poderia ser diferente se as bibliotecas escolares tivessem uma participação mais ativa no processo de formação dos estudantes. Porém, ela acredita que, para isso, em primeiro lugar, é indispensável que o corpo docente veja o espaço como elemento integrador e imprescindível ao ambiente escolar e desenvolvimento infantil e juvenil. “Os professores que trabalham comigo desenvolveram um programa de leitura obrigatória em que os alunos devem ler, no mínimo, 16 títulos literários por ano e apresentá-los oralmente às bibliotecárias. Isso garante que eles realmente fizeram a leitura, estimula o pensamento de forma crítica e melhora a oralidade deles”, comenta.
A educadora reforça, entretanto, que as famílias não precisam esperar a criança ir para a escola para ser apresentada aos livros, pois existem várias situações nas quais a leitura pode ser introduzida no cotidiano e nos primeiros anos de vida, como no banho e a amamentação, por exemplo. “Entendemos que, dessa maneira, quando a alfabetização estiver acontecendo, as crianças que passaram por todo o processo de conhecimento e manuseio do livro desde cedo terão prazer em continuar lendo com frequência”, finaliza.
Essa realidade é comprovada pela bibliotecária responsável da entidade, Estela Maris Tavares Martins, que auxilia os alunos na escolha dos livros e na contação das histórias. “É nítido o maior interesse das crianças pelos livros quando estas já tinham estabelecido o hábito dentro de casa. Além do incentivo à leitura, o livro é para nós um grande aliado na construção do aprendizado e na formação do jovem leitor crítico e ético”, explica.
Para ajudar quem gostaria de investir mais tempo na leitura e cultivá-la como hábito, a especialista destacou algumas dicas úteis:
2. Leia diferentes tipos de livro simultaneamente: revezar entre um romance, um livro de não-ficção e outro de poemas, por exemplo, ajuda muito sua lista de leituras a girar mais rápido. Tendo mais de uma opção, você evita postergar a hora de ler por não estar com vontade de um livro específico em determinado momento.
4. Leia no transporte público ou enquanto espera: o tempo gasto diariamente no transporte ou em filas pode ser aproveitado.Ter sempre um bom livro à mão torna fácil preencher essas lacunas. Se você não gosta de interromper um capítulo na metade, prefira livros de contos, de poemas ou com capítulos curtos.
5. Busque boas indicações de leitura: pesquisar títulos interessantes ajuda a ter ideia de livros que possam te agradar e aguçar sua vontade de ler. Hoje, há canais de YouTube e podcasts destinados ao assunto. Selecione aqueles que mais agradam você ou que abordem seus gêneros literários preferidos.
ESCOLA CRISTÃ JUNDIAÍ
Há mais de 30 anos no mercado educacional, a entidade está localizada em Jundiaí - SP e tem como missão proporcionar ensino de qualidade, a fim de contribuir para o desenvolvimento físico, intelectual, emocional e espiritual dos alunos, de modo a prepará-los para enfrentar com criatividade e eficácia os constantes desafios do mundo globalizado. Atualmente, a Escola Cristã atende crianças e adolescentes, a partir da Educação Infantil.