09/05/2022 às 15h23min - Atualizada em 11/05/2022 às 16h38min

Ser Educacional ganha agilidade e precisão ao integrar informações financeiras com o Accountfy

Grupo de ensino consolida dados das mais de 70 unidades espalhadas pelo país com plataforma SaaS de gestão financeira

SALA DA NOTÍCIA Ana Carolina Saito
Tamer Comunicação
Divulgação

Com mais de 70 unidades espalhadas hoje pelo país, o Grupo Ser Educacional conseguiu colocar em prática uma gestão dinâmica ao mesmo tempo em que expandia suas operações. Ele decidiu adotar a plataforma SaaS Accountfy para integrar as informações financeiras de todas as empresas controladas, automatizando processos, otimizando tempo e reduzindo a disparidade de dados para focar no seu negócio. 

Fundado em 2003, em Recife, o Grupo Ser Educacional se consagrou como uma das maiores instituições de ensino superior do Brasil, com uma base de mais de 300 mil alunos e a oferta de mais de 2.400 cursos. No decorrer de seus 18 anos, o grupo passou por múltiplos processos de aquisição, expandindo-se pelo território nacional e levando a marca para os 26 estados e o Distrito Federal. Hoje, além do grande número de unidades, a estrutura ainda conta com mais de 300 polos de ensino a distância, mais de 12 mil colaboradores e outras empresas de apoio. 

Nesse cenário, consolidar as informações de várias empresas era uma tarefa que exigia tempo e esforço, já que a integração de dados era feita manualmente e em conjunto com um software de gestão empresarial (ERP). Após a consolidação ainda havia outro desafio: a ferramenta utilizada para o acompanhamento de resultados não atendia as necessidades do momento de crescimento. 

“Sem a visualização adequada das informações de toda a estrutura, o planejamento financeiro ficaria desfalcado”, afirma João Furtunato, gerente de planejamento financeiro do Grupo Ser Educacional. “O Accountfy facilitou a integração contábil, algo que antes demandaria servidores internos, gerenciamento de acessos e outros apontamentos. O suporte da plataforma permite, por exemplo, a redução da disparidade entre os dados provindos da pós-aquisição. Um dos principais pontos de otimização de tempo foi nas publicações das nossas informações, antes feitas em ferramentas de texto. Agora, as tabelas e dados da consolidação já são estruturadas de forma automatizada, bastando apenas a revisão.” 

“A tecnologia está permitindo que o Ser Educacional inove mais ainda o seu modelo de negócios e mantenha o foco em atividades de valor agregado, num momento de forte expansão do grupo”, diz Goldwasser Neto, cofundador e CEO do Accountfy. “A digitalização de processos e o uso da ferramenta representam economia de tempo, rapidez em análise, amplitude, visão e disseminação da informação. É preciso ter esse suporte tecnológico para manter a qualidade dos dados, discernir e analisar as informações.” 

Rapidez e dinamismo na atualização dos números 

A rapidez e o dinamismo na atualização dos números foram os maiores ganhos apontados pelo grupo com o uso da plataforma. Antes, ao realizar movimentações na modelagem, novos cálculos ou ajustes, só era possível aferir as mudanças na próxima “foto”, um panorama retirado de uma planilha a cada 30 dias. 

Ao acessar o Accountfy, é possível ver os reflexos dessas mudanças em tempo real, o que, na prática, significa uma grande economia de tempo e maior visão para o planejamento financeiro. “Antes da ferramenta,era necessário subir todas as informações no sistema para visualizá-las. Hoje, lançamos informações brutas, e todo trabalho é feito de forma dinâmica pela plataforma. O ganho é imensurável”, diz Furtunato. 

Para as informações que são enviadas mensalmente para todas as unidades, como o “valor real x orçado”, seria necessário também enviar e-mails manualmente aos gestores das mais de 70 unidades do grupo. Agora, basta carregar um arquivo que é atualizado em tempo real que os dados estão disponíveis para todos. Com isso, a equipe ganha mais tempo para focar na análise dos números. 

Além disso, a plataforma pode ser usada de forma colaborativa, permitindo que todas as empresas do grupo, espalhadas por todo o país, tenham acesso a blocos de informação. Para garantir a segurança e a privacidade dos dados, os administradores conseguem estabelecer limites de visualização e alteração das informações. Um gestor que está em Caxias, no Rio Grande do Sul, pode abrir um painel e criar análises individuais de acordo com suas necessidades ao mesmo tempo em que é feito o fechamento da demonstração de Recife, por exemplo. 

Solução sob medida 

A equipe do Ser Educacional pode ainda sugerir ao time de desenvolvedores do Accountfy novas funcionalidades e mudanças na plataforma, buscando melhoria na visualização e utilização. Um bom exemplo foi a inclusão de um calendário na filtragem de períodos. 

“Com o apoio dos especialistas do Accountfy, foi possível ambientar-se à nova ferramenta, ter um entendimento de sua amplitude e no que ela poderia atender. Além disso, todas as funcionalidades que o time de planejamento financeiro acredita que devem ser incluídas na ferramenta, a área de desenvolvimento avalia e entrega na medida do possível”, afirma Furtunato. 

O gerente, que possui formação na área financeira e também na de tecnologia, reforça que a junção desses dois mundos foi essencial para a evolução na forma de trabalhar e visualizar os dados. Para Furtunato, o momento que isso demonstra maior importância é na hora de apresentar os resultados para investidores e nos processos de aquisições. 


Sobre o Accountfy 

O Accountfy é uma plataforma SaaS para a gestão de performance corporativa que segue uma metodologia criada por especialistas em finanças. Fundada em 2017 por Goldwasser Pereira Neto e João Mano, a empresa recebeu um investimento inicial da Redpoint Eventures no valor de US$ 4,2 milhões e, em uma primeira rodada, U$ 6,5 milhões da Redpoint Eventures e da HDI Seguros. Desde seu lançamento, facilitou a rotina do departamento financeiro de mais de 500 grupos econômicos e conta com mais de 150 colaboradores. A empresa está presente na América Latina e Estados Unidos.      

 

Sobre o Ser Educacional 

Fundado em 2003 e com sede no Recife, o grupo Ser Educacional (B3 SEER3) é um dos maiores grupos privados de educação do Brasil e líder nas regiões Nordeste e Norte em alunos matriculados. A Companhia oferece cursos de graduação, pós-graduação, técnicos e ensino a distância e está presente em 26 estados e no Distrito Federal, em uma base consolidada de aproximadamente 191,2 mil alunos. A Companhia opera sob as marcas UNINASSAU – Centro Universitário Maurício de Nassau; Faculdades UNINASSAU; UNINABUCO Digital – Centro Universitário Joaquim Nabuco; Escolas Técnicas Joaquim Nabuco e Maurício de Nassau; UNIVERITAS/UNG; Universidade UNG; UNAMA – Universidade e Centro Universitário da Amazônia; Faculdades UNAMA; UNIVERITAS – Centro Universitário Universus Veritas; Faculdades UNIVERITAS, UNINORTE – Centro Universitário do Norte; UNIFACIMED – Centro Universitário de Ciências Biomédicas de Cacoal; UNIJUAZEIRO – Centro Universitário de Juazeiro do Norte; UNESC – Sociedade Educacional de Rondônia; e UNIFASB – Centro Universitário São Francisco de Barreiras. 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Ab Noticias  News Publicidade 1200x90
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia