10/05/2022 às 11h38min - Atualizada em 11/05/2022 às 16h36min

5 dicas de liderança inclusiva recomendadas por Kwami Alfama

O CEO da Tereos Amido & Adoçantes Brasil é um dos poucos CEOs negros no país e é também idealizador do Pactuá - iniciativa que tem como objetivo preparar pessoas negras para cargos em conselhos administrativos

SALA DA NOTÍCIA Sandra Roza
Ana Borgato
 

Liderar equipes é um aprendizado constante. Envolve preparação e acolhimento para realização de uma gestão de pessoas inclusiva. Segundo Kwami Alfama, CEO da Tereos Amido & Adoçantes Brasil e um dos poucos CEOs negros no Brasil, primeiro é preciso aprender a se autoliderar, se conhecer, desenvolver a inteligência emocional para facilitar e guiar a equipe. O executivo ainda destaca que liderar com a finalidade de controlar as pessoas e penalizá-las por erros, é algo que deve mudar no mercado de trabalho.

 

Para isso, ele dá 5 dicas para começar a promover o modelo de liderança inclusiva.

 

Confira:


1.Guie o time e o ajude a equilibrar a vida pessoal e profissional
 

Eu já fui um líder que não dava espaço para a equipe. Hoje, dou e percebo que nunca fui tão feliz, porque aprendi que não podemos controlar as pessoas. A missão da liderança é guiar e ajudar as pessoas a equilibrar a vida pessoal e profissional. O modelo de líder “chefe” apenas contribui para que a equipe trabalhe sob o medo e não consiga mostrar a sua criatividade e inovação.


2.Construa espaços de segurança
 

Para ser um líder eficaz, é preciso criar um espaço de segurança e de diversidade a fim que as pessoas possam ser plenas no ambiente de trabalho. Isto quer dizer, dar espaço para que elas consigam mostrar o seu potencial e consigam ser elas mesmas. Se uma liderança não faz isso, ele precisa rever seus conceitos.


3.Crie uma cultura de não penalização pelos erros
 

Muitos aprendizados profissionais podem vir do erro e não só dos acertos. Promover o acolhimento dos erros é tão importante quanto os acertos. Não é uma tarefa que se realiza rápido, por ter que mexer em crenças culturais da empresa, sociais ou de grande parte dos líderes. Porém, é preciso começar e naturalizar o erro como uma forma de aprendizado para entender que nenhuma pessoa é perfeita.

 
4. Alinhe discurso com a prática
 

Uma das frases muito usadas no mundo corporativo é o Walk the Talk, algo como “o que você diz, você tem que fazer”, em tradução livre. De fato, é muito importante que as lideranças façam discursos de respeito e inclusão na equipe, porém não faz sentido elas falarem apenas e não colocarem tudo em prática. É preciso alinhar discursos e práticas para promover mudanças e inspirar as próximas lideranças.

 
5.Tenha atitude para ações de diversidade e inclusão na equipe e empresa
 

Nada nos impede de construir e apoiar ações de Diversidade, Equidade e Inclusão nas organizações. Hoje, é perceptível que quando há o engajamento da liderança para a construção de ambientes mais plurais, esse processo torna a trajetória mais rápida e eficaz. É preciso, como liderança, ter atitude e ações afirmativas, principalmente para processos seletivos. Por exemplo, gestores têm autonomia para abertura de vagas afirmativas, o que é um ação essencial e não precisa partir apenas da área de Recursos Humanos (RH).



 

Informações à imprensa:

 

[email protected]


 


Link
Notícias Relacionadas »
Ab Noticias  News Publicidade 1200x90
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia