09/05/2022 às 16h45min - Atualizada em 11/05/2022 às 16h35min

NRF22: saiba quais as principais tendências mundiais do varejo que podem ser aplicadas no mercado brasileiro

Especialista da SoluCX destaca os principais temas levantados durante uma das feiras mais importantes do segmento

SALA DA NOTÍCIA Raíza Rodrigues

O setor de varejo é um dos maiores e mais importantes segmentos do mercado. De acordo com pesquisa realizada pela eMarketer, uma das mais conhecidas empresas de pesquisa de mercado do mundo, em 2022, as vendas totais do segmento do varejo deverão chegar a quase US$27 trilhões. 

Diante desse cenário, a National Retail Federation, a maior associação de comércio varejista do mundo, realizou em Nova York, em janeiro de 2022, mais uma edição da Retail’s Big Show, ou NRF, como é conhecida a feira mais importante do segmento. Apesar de acontecer nos Estados Unidos, o que é mostrado por lá tem impacto direto em empresas do mundo todo e se torna tendência em diversos mercados, inclusive no brasileiro. Para comentar os principais temas discutidos no evento, Tiago Serrano, da SoluCX, lista algumas das principais tendências do varejo. Confira!
 

  • Omnichannel é obrigação:

“Em um mundo totalmente conectado, onde o público mais jovem está assumindo um papel de destaque dentro das estratégias comerciais das empresas, o conceito de estar atuando em diferentes plataformas deixou de ser um diferencial para se tornar uma obrigação”, destaca Tiago Serrano, da SoluCX.

Enquanto para empresas mais tradicionais, o omnichannel ainda é considerado um recurso moderno, aos olhos da geração Z e Alpha, que são os nascidos após os anos de 2000 e 2010, respectivamente. 

“Hoje o omnichannel é quase uma commodity. Principalmente em tempos de pandemia, quem não está praticando esse conceito é porque não está bem, afinal, ele se tornou o básico do varejo”, destaca Serrano.  

 

  • Metaverso é a bola da vez:

Se o conceito de omnichannel já está no limite de se tornar obsoleto, a novidade é o Metaverso. Ganhando popularidade no último ano, o termo foi o grande destaque da NRF#22.  

“O metaverso é hoje o que o omnichannel foi no passado, um conceito onde todos estão apostando e todos querem falar sobre”, reforça.  

O especialista reforça que,  apesar do destaque, o conceito ainda é motivo de muitas dúvidas e discussões. “Todos concordam com o grande poder de impacto que essa tecnologia possui, no entanto, as empresas ainda estão descobrindo como se deve, ou não, utilizar essa tecnologia. Hoje, ninguém sabe muito bem qual plataforma utilizar, como utilizá-la, como ter destaque e o que fazer com a empresa dentro do mundo do metaverso”, afirma. 

As empresas estão fazendo grandes investimentos para entender como tudo isso funciona, porque uma coisa sabemos: quem for criativo e conseguir pegar o início desse processo vai ter oportunidades incríveis no futuro.

 
  • A importância do ESG dentro do varejo:

Se Metaverso foi o principal tema da feira, ESG ocupou o segundo lugar. A sigla, derivada de “Environmental”, “Social” e “Governance”, orienta a preocupação  das empresas com boas práticas de governança e temas sociais e ambientais. Os valores de ESG são um dos principais indicadores ao qual devemos estar atentos. 

“O foco nesse tema é totalmente justificado em uma sociedade que está cada vez mais preocupada nas consequências de suas ações para o coletivo. É fundamental que as empresas estejam alinhadas aos valores do seu público, afinal, em uma realidade onde infinitas opções de um mesmo produto estão disponíveis para os cliente em poucos cliques, as ações de ESG podem significar a diferença entre perder ou fidelizar um cliente”, destaca Tiago.

 
  • Tecnologia: qual utilizar em um mercado cada vez mais dinâmico:

Se no passado um problema recorrente para as empresas varejistas era a falta de tecnologia para colocar em prática alguma ação, hoje essa situação é completamente diferente. Com os avanços na ciência sendo cada vez maiores, soluções que parecem ter sido tiradas de filmes de ficção científica se tornam cada vez mais comuns e acessíveis.

“O que fica claro é que tecnologia não é mais um limite. Não importa a solução que você pensa em colocar em sua loja, existe uma iniciativa tecnológica para te atender”, diz Tiago Serrano.

No entanto, Tiago, alerta que com as infinitas possibilidades um outro problema surgiu: o excesso. Na busca por inovar e oferecer aos clientes soluções incríveis e disruptivas, muitas empresas cometem um erro: sacrificar a boa experiência por uma jornada mais tecnológica. 

“O grande desafio hoje é selecionar o que, entre as muitas opções disponíveis no mercado, serve para você. É necessário ter foco, caso contrário é muito possível que o empresário comece a ter muitas iniciativas tecnológicas e no final, não consiga desenvolver de forma assertiva nenhuma delas”, destaca.

“Em um mundo onde avanços tecnológicos surgem a cada segundo e o mercado está em constante transformação, estar atento às inovações e novas oportunidades é essencial para quem busca sucesso em qualquer segmento, especialmente no varejo. É preciso se perguntar: o que vai realmente levar valor para o meu negócio?”, conclui o CEO da SoluCX. 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Ab Noticias  News Publicidade 1200x90
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia