08/05/2022 às 15h41min - Atualizada em 11/05/2022 às 16h34min

Virginia Fortes Aguas é campeã dos Jogos Sul-Americanos da Juventude

Skatista de 16 anos dominou a competição do início ao fim e deu a medalha de ouro para o Brasil

SALA DA NOTÍCIA Manila Comunicação
Beto Noval/COB
Virginia Fortes Aguas conquistou a medalha de ouro nos Jogos Sul-Americanos da Juventude, considerado uma 'miniolimpíada', neste sábado (07.05). Natural de Niterói, no Rio de Janeiro, a integrante da seleção brasileira de Street vem colecionando conquistas mesmo com a pouca idade. Após ser campeã europeia, a skatista agora é dona da maior conquista das Américas entre os jovens.

Avançando em primeiro nas eliminatórias e na semifinal, Virginia dominou a disputa e se sagrou campeã somando a nota 16.73 na fase final.


Após o nervosismo da estreia, Virginia soube administrar a ansiedade para fazer uma boa estratégia e colocar manobra inédita na pista.

"Eu fiquei um pouco nervosa no início, era uma competição nova para mim, mas eu fiz uma ótima primeira volta nas eliminatórias. Acertei tudo, tirei uma boa nota, e isso me deixou muito mais tranquila para a sequência. Com isso, avancei em primeiro lugar para a semifinal e para a final também".

No Street, somam-se as quatro melhores notas entre as sete disponíveis, entre duas voltas e cinco manobras, que todos os atletas tem direito. Sendo assim, Virginia executou manobras de segurança, para depois colocar tudo que sabe na pista.

"As duas primeiras manobras são muito importantes, porque vale a somatória das quatro melhores pontuações, então eu decidi fazer duas manobras de segurança, o feable e o rocket front, no corrimão do meio. Já com essas notas garantidas, para somar ainda mais a pontuação, eu quis arriscar mais e fiz o fifty back e acertei, mas eu senti que ainda podia mais e fui para o flip rock, que estava na minha cabeça há bastante tempo, mas também ainda não tinha feito na competição e também acertei. Somei a maior pontuação da minha vida, então foi muita emoção", declarou Virginia, que dedicou a conquista à sua mãe, Rachel Cavalcante.

"Foi surreal para mim, uma alegria enorme. Dedico este título a minha mãe, que sempre fez tudo por mim. Estou muito feliz, apesar de hoje passar o dia longe dela, mas tenho certeza que ela também está muito feliz e que tudo valeu a pena", encerrou.

Virginia agora volta ao Brasil e se concentra na disputa da etapa de Porto Alegre do STU Nacional, a partir do dia 27 de maio. Os Jogos Sul-Americanos serviram também como preparação para as duas etapas do Mundial em 2022, que já contarão pontos para a corrida olímpica. São eles: Street Skateboarding Rome, na Itália, de 26 de junho a 03 de julho, e o Rio World Skate Street World Championship 2002 by STU, de 9 a 16 de outubro.

Resultado final:
1- Virginia Fortes Aguas - 16.73 - Brasil
2- Ailin Arzua - 15.25 - Argentina
3- Julieta Gonzalez - 14.00 - Uruguai
4- Giovana Santos Moreira - 11.76 - Brasil
5- Martina Calderon - 8.20 - Chile
6- Wenn Ortiz - 5.53 - Colômbia
7- Martina Bustos - 5.43 - Argentina
8- Maria Almada - 1.98 - Paraguai


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Ab Noticias  News Publicidade 1200x90
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia