04/05/2022 às 15h15min - Atualizada em 04/05/2022 às 18h02min

Conheça as principais métricas de produto

SALA DA NOTÍCIA Victor
 

As métricas de produto ajudam sua empresa a entender melhor como um determinado item está se portando, otimizando esse tipo de resultado e conseguindo mais vendas para este produto em particular em sua distribuidora de produtos químicos, por exemplo.

Qualquer empresa tem como principal objetivo lucrar. Para isso, é preciso que ela consiga vender seus produtos e otimizar o processo de produção para que ele custe menos, gerando um valor ainda maior para a empresa quando esse item for negociado.

Como avaliar as métricas de produto?

Pois bem, para conseguir dar conta de todas essas informações, a maioria das companhias acaba escolhendo um profissional especialmente para esse tipo de ação, o Gerente de Produtos.

Esse profissional avaliará o andamento de cada um de seus materiais produzidos para otimizar suas vendas e conseguir resultados muito mais expressivos. A melhor maneira desse gestor conseguir o que precisa é avaliando o quadro geral da situação.

Por isso, contar com métricas de produto é muito importante para medir os resultados que ele precisa entender para conseguir otimizar processos, entender aqueles que estão gerando bons resultados e o que precisa ser modificado.

As métricas nada mais são do que informações que podem ser quantificadas, e normalmente são usadas para avaliar tendências e comportamentos em um negócio de fábrica de grades de ferro, por exemplo.

Quando você pensa em métricas de produto, é possível dizer que elas são as informações relevantes para a venda ou para a ausência de saída desse tipo de item.

Os dados coletados em relatórios, pesquisas de satisfação e outros meios tem pouca ou nenhuma utilidade se não forem quantificados, sendo assim transformados em métricas. É dessa maneira que o gestor de produtos conseguirá avaliar o andamento da empresa.

Com as métricas bem estabelecidas, ele tem um potencial de tomada de decisão muito mais assertivo para mudar os rumos da companhia, seja através de ações ou de estratégias novas de marketing, que consigam atrair o público para esse tipo de ação.

Principais métricas para produtos

Agora que você entende a importância das métricas, é o momento de identificar as mais relevantes para o controle de produtos, o que pode ser fundamental para qualquer empresa de transporte de produtos quimicos que está tentando vender algum tipo de item.

É importante ter em mente, entretanto, que cada empresa é única, e nem sempre as mesmas métricas valerão para duas avaliações diferentes, ainda que as companhias estejam no mesmo segmento de atuação.

Por conta disso, o melhor é adaptar esse tipo de ação a sua realidade e identificar quais são os fatores que devem ser levados em conta para otimizar a venda e a produção dos itens com os quais trabalha.

Normalmente, essas métricas são geradas de diversas interações com o produto em particular, e separadas por questões de comportamento como a frequência de compra de um determinado item ou a constância do consumidor.

Por isso, as métricas mais relevantes são aquelas que se relacionam diretamente com esse tipo de comportamento, entendendo o contexto em que cada uma está inserida para conseguir uma otimização desse tipo de atividade ao vender bota para açougueiro, por exemplo.

Quanto mais você entender as métricas relevantes para seus produtos, maior é a chance de se engajar com seus clientes e vender muito mais, uma vez que você entenderá suas necessidades e dores.

1 - Engajamento

O engajamento é uma das métricas mais básicas para você conseguir avaliar sua empresa.

Ele é definido pela quantidade ou profundidade de utilizações do produto. No caso de um produto digital, como um aplicativo para smartphone, isso se refere à quantidade de recursos utilizados.

Um usuário engajado é aquele que procura conhecer todas as funcionalidades do produto que você está oferecendo, buscando otimizar sua experiência e aproveitar o melhor que ele tem a oferecer.

Dessa maneira, você consegue entender se as opções que seu produto de uma empresa de telefonia voip oferece tem uma boa interação ou não com o público consumidor em geral.

Se você estiver trabalhando com um aplicativo de músicas, por exemplo, existem muitas atividades que geram engajamento, como:

  • Criar playlists;
  • Ouvir músicas;
  • Adicionar artistas favoritos;
  • Compartilhar listas e músicas.

Todos estes recursos impactam diretamente o engajamento que o consumidor tem com a marca, uma vez que a cada interação ele aumenta seu engajamento com a empresa. Isso não significa, entretanto, que ter um público pouco engajado é obrigatoriamente ruim.

O primeiro passo é entender sua realidade e a realidade do produto que está sendo oferecido. Alguns produtos têm um potencial de engajamento maior, enquanto outros não precisam de tanto cuidado com este elemento em particular.

Um usuário engajado não é a mesma coisa que um usuário ativo, que é tão importante para suas métricas quanto. Por isso, é importante entender o quanto o engajamento impacta seus resultados, seja em um centro de comando de motores ou qualquer outro negócio.

2 - Retenção

A retenção é uma métrica que lida com o tempo de atividade que o consumidor passa com seu produto. Esse tipo de métrica elabora o quanto tempo ele passa consumindo esse tipo de produto e quanto tempo passa fora dele.

Novamente, essa é uma métrica subjetiva. Existem alguns produtos no qual a retenção é fundamental para sua funcionalidade. Para outros, entretanto, não há a necessidade de passar tanto tempo sendo utilizado.

Ainda assim, é comum que quanto mais tempo as pessoas passem com seu produto, mais instigadas a continuar usando um resfriador de água estarão. Mais do que isso, é provável que elas comecem a compartilhar a experiência com seus círculos sociais.

Neste caso, você acaba conseguindo um alto potencial de novas oportunidades de negócio, uma vez que esse tempo que os clientes passam usando o produto chamam a atenção de outras pessoas e aumentam suas possibilidades.

3 - Ativação

A ativação é outra métrica fundamental para a avaliação de um produto, e deve ser levada em conta quando você pensa em suas estratégias, tanto quanto o engajamento. A ativação, entretanto, refere-se a algo mais imediato.

É considerado ativo o cliente que faz as principais atividades para o produto funcionar corretamente. Usando como exemplo uma rede social, o principal método de ativação é fazer com que o consumidor tenha uma rede de contatos.

Se o cliente faz o cadastro, mas não segue nenhum outro usuário, e não recebe nenhuma oportunidade de interação, ele não é considerado ativo. Além disso, outros elementos como cadastro, compartilhamento de material e publicações dizem respeito a esse tipo de ação.

Esses clientes inativos não são irrelevantes, como se pensa à primeira vista. A verdade é que isso depende muito mais de sua estratégia de negócios, e eles podem até ser parte de seu público-alvo, se você considerar um stalker como sua persona.

O termo stalker, do inglês “perseguidor”, é uma pessoa que cria uma conta inativa especificamente para acompanhar as redes sociais de outras pessoas, sejam elas desafetos ou pessoas das quais admiram.

Embora esse tipo de conta seja considerado pouco útil para a maioria das estratégias, algumas empresas podem utilizá-los como métrica para entender melhor o potencial de seus produtos, como uma bolsa para epi ou outros itens.

4 - Churn

Essa é uma métrica muito importante para você entender suas possibilidades dentro do trabalho com um produto contínuo, como um serviço de assinaturas, ou seja, é a medição do churn. O termo indica o quanto um negócio perdeu de receita com clientes pagantes.

Esse modelo é muito comum em produtos que oferecem uma versão gratuita e uma mais completa paga. Existem diversos motivos para o cancelamento de uma assinatura, e eles devem ser verificados para você entender melhor suas possibilidades.

O churn, entretanto, não deve ser confundido com o abandono da empresa. O abandono é configurado quando um cliente para de usar o serviço sem necessariamente ter feito uma assinatura.

Neste caso, ele simplesmente pode ter desistido do produto como um todo, encontrado outra solução que o favoreça mais ou qualquer outra ação. Já o churn lida diretamente com a figura do assinante, uma pessoa que se interessou pelo conteúdo exclusivo mas desistiu.

Entender os motivos da desistência ajuda você a estruturar melhor suas ações futuras, sobretudo em questão de que tipo de mudança pode ser feita para impedir novos casos de churn de acontecerem.

Considerações finais

As métricas de produto são uma ferramenta imprescindível para qualquer gestor que deseja entender melhor seu posicionamento no mercado e como suas ações podem afetar suas vendas de um determinado item.

Esse tipo de ação é ainda mais relevante quando você está buscando ampliar seu espaço no mercado, entendendo suas possibilidades e quais ações podem otimizar ainda mais o tipo de ação que sua empresa pode oferecer.

Dessa maneira, sua companhia consegue um destaque muito maior no mercado, tornando-se até mesmo uma liderança dentro de seu nicho de atuação, trabalhando adequadamente com seus produtos.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


 


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