19/09/2019 às 11h16min - Atualizada em 19/09/2019 às 22h03min

Importante fabricante de fios e cabos elétricos fornece dicas eficientes para economizar energia elétrica

A IFC/COBRECOM que é referência nacional na fabricação de condutores elétricos explica que o uso inteligente e eficiente da energia elétrica garantirá uma conta mais barata sem deixar de lado o conforto do imóvel

DINO
http://hyyp://www.cobrecom.com.br


Seja na instalação elétrica residencial, comercial ou industrial é fundamental ter soluções inteligentes que evitam o desperdício e proporcionam o menor gasto possível com a conta de luz.

Mas, como garantir a economia de energia elétrica do imóvel?

A IFC/COBRECOM que é uma das maiores e melhores empresas fabricantes de fios e cabos elétricos do país, fornece algumas dicas fundamentais para garantir o consumo eficiente de energia elétrica e o consequente barateamento da conta.

O renomado engenheiro eletricista Hilton Moreno, que também é professor e consultor técnico da IFC/COBRECOM, explica que é possível garantir o menor gasto com a conta de luz criando um projeto elétrico bem dimensionado e com a utilização de aparelhos eletroeletrônicos que tenham alta eficiência energética, ou seja, aqueles que desempenham uma mesma função (ou até mesmo um funcionamento superior) gastando muito menos energia.

"É importante lembrar que a norma técnica ABNT NBR 5410 não é voltada para a economia de energia e sim para a segurança. Porém, um projeto bem dimensionado sempre deve proporcionar além da segurança, um bom desempenho elétrico e garantir a eficiência energética da instalação e dos equipamentos a serem usados", completa.

Moreno ainda lembra que fios e cabos dimensionados de forma errada, ou seja, aqueles especificados com a seção nominal menor que o necessário em determinado circuito elétrico, aquecerão mais que o normal e consequentemente haverá maior consumo de energia elétrica.

Além disso, o superaquecimento dos componentes elétricos como fios, cabos, tomadas, interruptores, entre outros, podem afetar a segurança da instalação, já que resultam em fugas de correntes, curtos circuitos e até incêndios.

"Independentemente do tipo do imóvel, os fios e cabos elétricos são os componentes da instalação elétrica que gastam mais energia durante o seu funcionamento. Por conta disso, a norma NBR 15920 da ABNT publicada em 2011, determina regras e soluções para que esses produtos sejam dimensionados de uma forma energeticamente eficiente, mantendo sempre a segurança das instalações", afirma Moreno.

110 x 220 V: qual gasta menos energia elétrica?

De acordo com Hilton Moreno, o consumo é o mesmo em ambos os casos. A diferença está no valor de corrente que circula pela instalação e pelo aparelho, sendo menor em 220 V.

Além disso, em alguns casos a escolha pela instalação em 110 ou 220 V não depende do morador, pois há regiões onde a instalação elétrica pode ser feita somente em um dos casos. Porém, há cidades em que há as duas opções coexistindo na mesma instalação.

"Convém esclarecer que, de fato, há alguns anos atrás a tensão 110 V no Brasil foi substituída por 115, 120 ou 127 V dependendo da região", comenta Moreno.

Iluminação

As principais soluções para economizar nesse quesito são os LEDs e as lâmpadas fluorescentes compactas.
Apagar as luzes dos ambientes e locais que não estiverem sendo utilizados, salvo os lugares em que as lâmpadas precisam ficar acesas por questões de segurança, também é uma excelente alternativa para baratear a conta.

Além disso, aproveitar a luz natural durante o dia ajuda muito a economizar energia elétrica. Para isso, é fundamental que o imóvel tenha muitas janelas e amplas ‘paredes’ de vidro nos ambientes.

Benjamins e réguas de tomadas

A utilização desses itens deve ser evitada, pois eles podem aumentar os valores da conta de energia com o acúmulo de ligações que acarretam em superaquecimento e perdas elétricas.

Equipamentos eletroeletrônicos

São os principais ‘gastadores’ de energia. Por isso, a dica é sempre utilizar equipamentos com alta eficiência energética e que, quando existente, tenham o Selo do Procel.

"E se eles tiverem a classificação A do Procel, será possível economizar ainda mais energia", recomenda Moreno.

Segundo ele, ainda não é obrigatório a aquisição de aparelhos com o Selo do Procel, mas com as vantagens oferecidas o fator virou argumento de venda, já que a economia é certa.

Outra dica de economia é evitar o uso da função stand-by (modo de espera) dos aparelhos eletrodomésticos.

Conforme a quantidade de eletroeletrônicos ligados, o consumo de energia pode fazer diferença ao final do mês. Por isso, prefira desligar da tomada os aparelhos que não são usados diariamente. Em alguns casos essa escolha pode reduzir a conta em até 5%.

Chuveiro elétrico

Para economizar energia com esse aparelho, evite banhos demorados, limpe periodicamente os orifícios de saída de água do equipamento e quando possível, coloque a temperatura dos chuveiros elétricos na posição ‘verão’.

"Nunca reaproveite uma resistência elétrica do chuveiro. Esse fator além de causar o aumento do consumo de energia, coloca em risco a segurança dos moradores e do imóvel", alerta Moreno.

Quando disponível, a escolha do aquecimento da água através da energia solar ou gás irá reduzir drasticamente os gastos de energia elétrica do imóvel.

Geladeira

Boas dicas para economizar energia elétrica com esse componente são: instalar o aparelho em lugar que não receba diretamente a luz solar e em local bem ventilado; não encostar em paredes, móveis e muito menos ao lado do fogão, fornos ou churrasqueiras que emitem calor; e verifique sempre se as suas borrachas de vedação estão em perfeito estado.

Nunca coloque panos ou roupas para secar atrás da geladeira. Além de aumentar o consumo de energia é possível também queimar o equipamento.

Ar-condicionado

Nunca deve ser instalado em locais com grande incidência do sol, pois o consumo de energia será maior.

Além disso, para ganhar economia no consumo de energia com esse aparelho, deixe sempre as portas e janelas fechadas para impedir a entrada de ar das áreas externas.

Mantenha sempre os filtros limpos, pois a sujeira impede a livre circulação de ar e faz com que o aparelho trabalhe mais e mantenha o aparelho desligado sempre que sair do ambiente por muito tempo.

TVs

Se você está acostumado a assistir televisão antes de dormir, é fundamental acionar a função timer/sleep do aparelho. Assim ele será desligado automaticamente no caso de você pegar no sono.

IFC/COBRECOM: (11) 2118-3200 - 0800-7023163



Website: http://hyyp://www.cobrecom.com.br
Link
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia