30/04/2022 às 14h30min - Atualizada em 30/04/2022 às 14h30min

Sem novos casos de Covid-19, Xangai alcança marco na batalha contra a pandemia

AB Notícias News
CNN
REUTERS/Aly Song
Xangai disse neste sábado (30) que não detectou novos casos diários de Covid-19 fora das áreas de quarentena, o que representa um marco em sua batalha para conter o vírus, que paralisou a cidade de 25 milhões de habitantes e enervou as pessoas.
As ruas de Pequim estavam estranhamente silenciosas no início do feriado de cinco dias do Dia do Trabalho, com os moradores ansiosos para que as autoridades imponham mais restrições durante um feriado, quando muitos costumam viajar ou socializar.
“Você olha para uma cidade que costumava estar lotada e agora está vazia. Você se pergunta como essas pessoas conseguem sobreviver”, disse Li, de 35 anos, que trabalha no setor financeiro em Pequim, chorando.

Na capital comercial do leste de Xangai, cenas de casas e prédios cercados por cercas para impedir que os moradores saiam foram notícia em um momento em que a maioria dos outros países do mundo está aprendendo a conviver com a Covid-19.
A China mantém uma política de “zero Covid” com o objetivo de erradicar a doença, alimentando a frustração, especialmente em Xangai, onde muitos moradores estão presos há mais de um mês. Alguns, lutando para encontrar comida e outras necessidades diárias, mostraram uma rara oposição pública aos controles rígidos do governo.
No entanto, se a campanha de tolerância zero funcionar, seria uma vitória para a abordagem do presidente Xi Jinping em um ano em que se espera que ele ganhe um terceiro mandato sem precedentes.
Os representantes de Xangai não discutiram a interrupção na transmissão do Covid em sua coletiva de imprensa diária, embora as mídias sociais tenham aplaudido a notícia.
“Xangai finalmente chegou a zero no nível da comunidade! Deixe Xangai acordar o mais rápido possível!”, dizia um post na plataforma Weibo.
Zero casos na sexta-feira fora das áreas de quarentena em Xangai, em comparação com 108 na quinta-feira. Alguns, no entanto, minimizaram o marco, observando que a maioria dos moradores da cidade estava trancada em alguma forma de quarentena.
No sábado, as autoridades de saúde disseram que havia quase 16.000 áreas isoladas em Xangai, com mais de 4 milhões de pessoas impossibilitadas de deixar suas casas. Outras 5,4 milhões de pessoas foram impedidas de deixar seus complexos.
Na prática, muitos dos moradores remanescentes em áreas de prevenção de baixo risco ainda não podem deixar seus condomínios.
“O controle epidêmico e preventivo da cidade ainda está em estado crítico, e a tendência de que as pessoas precisam fortalecer os controles continua”, disse Zhao Dandan, vice-diretor da comissão de saúde de Xangai.
 
Impacto econômico
A batalha em Xangai para conter a variante omicron altamente transmissível teve um grande impacto na economia, com as cadeias logísticas prejudicadas pelas restrições.
A atividade fabril da China em abril contraiu no ritmo mais rápido em 26 meses para o nível mais baixo desde os primeiros meses da pandemia, detectada pela primeira vez no centro da China, quando os bloqueios interromperam a produção industrial e interromperam as cadeias de suprimentos. Dados publicados no sábado levantaram temores de uma forte desaceleração no segundo trimestre que pesará sobre o crescimento global.
Autoridades de Xangai, que dizem estar ansiosas para que as fábricas voltem a funcionar, disseram que mais de 80% das 666 empresas priorizadas reiniciaram a produção e que elaboraram uma segunda lista de 1.188 empresas.
As infecções estão diminuindo à medida que a China entra no feriado do Dia do Trabalho, que vai até quarta-feira, tradicionalmente uma das temporadas turísticas mais movimentadas.
Pequim implementará mais duas rodadas de testes de Covid em 1º e 3 de maio em seu distrito mais populoso de Chaoyang, conhecido por sua vida noturna, shoppings e embaixadas. A cidade interromperá todos os jantares em restaurantes entre 1º e 4 de maio, disse um funcionário do escritório de comércio local, pedindo aos moradores que “cozinhem em casa”.
As autoridades não forneceram um cronograma ou estratégia para retornar a uma aparência de normalidade.
Nomura estima que 46 cidades estão em confinamento total ou parcial, afetando 343 milhões de pessoas. A Société Générale estima que as províncias que sofrem restrições significativas respondem por 80% da produção econômica da China.
 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia