25/04/2022 às 11h20min - Atualizada em 25/04/2022 às 11h20min

Moradores de Salvador relatam erro em app que disponibiliza comprovante de vacinação

AB Notícias News
Bahia.ba
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Soteropolitanos que já se vacinaram contra a Covid-19 relataram ao bahia.ba alguns problemas no aplicativo ‘Carteira de Vacinação Digital’, disponibilizado pela prefeitura de Salvador. Pessoas que já receberam a dose de reforço aparecem na plataforma como imunizados com apenas a 1ª dose.
A empreendedora Sandra Milena Vita, de 44 anos, foi uma das moradoras surpreendidas ao acessar o comprovante virtual. Ela contou à reportagem que, por conta do erro, foi impedida de entrar em um evento.
“No dia que fui para um show no Teatro Castro Alves, no Campo Grande, eles pediram a carteira de vacinação. Quando entrei na carteira digital estava desse jeito aí. Foi o maior problema. Tive que pedir para uma pessoa levar minha carteira física, senão ia perder o dinheiro do ingresso, que já estava na mão”, revelou.

Ainda de acordo com a moradora, ao tomar a terceira dose, no dia 12 de janeiro deste ano, ela relatou o problema no ponto de imunização, mas nada foi feito até o momento. “Eles tiraram foto e disseram que iam mandar para atualizar, mas até hoje nada”, concluiu.
Este não foi o único caso relatado à reportagem. Um morador, que preferiu não ser identificado, revelou que também teve problemas relacionados ao endereço onde foram aplicadas as vacinas, além da data, que estava incorreta.
Procurado pelo bahia.ba, o secretário municipal de saúde, Decio Martins, confessou que a prefeitura não tem um balanço de quantas pessoas estão com a situação vacinal desatualizada, mas afirmou que o problema pode ser resolvido por meio do site da secretaria.
“Não temos recebido tantas queixas sobre esse assunto, mas temos a ouvidoria para resolver essa questão. Sendo comprovado que a pessoa recebeu a vacina, temos todo o interesse de resolver o caso”, disse.
 
O que diz a Secretaria Municipal de Saúde
Por meio de uma nota, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) informou que os cidadãos que tiverem problemas de atualização dos dados lançados no aplicativo ‘Passaporte da Vacina’ podem entrar em contato com a Ouvidoria da Saúde por meio do site, presencialmente de segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 09 às 16 horas, na sede da SMS, rua da Grécia, 3A – Comércio ou pelo telefone do Fala Salvador 156.
 
Conecte SUS
 
Além da plataforma disponibilizada pela prefeitura de Salvador, os moradores da capital baiana que já completaram a vacinação contra Covid-19 podem obter um Certificado Nacional de Vacinação específico para a doença, emitido pelo Ministério da Saúde de forma eletrônica, por meio do site e do aplicativo Conecte SUS.
O documento serve como comprovação legal de conclusão do esquema vacinal e pode ser útil, por exemplo, para pessoas que estão com o esquema vacinal desatualizado no aplicativo da prefeitura e não possuem a carteira de vacinação física.


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