23/07/2018 às 10h15min - Atualizada em 23/07/2018 às 10h15min

Perdeu a graça: brasileiros partem em retirada depois de eliminação na Rússia

Bruno Marinho

Agência O Globo -
Agência O Globo -

São Petersburgo - A decepção foi grande e nem a chance de assistir à final de uma Copa do Mundo no estádio parece importar para muitos torcedores brasileiros na Rússia. Uma caminhada mais atenta pelas ruas movimentadas de São Petersburgo faz com que você perceba a quantidade de brasileiros, sem a mesma animação de antes, depois da derrota da seleção nas quartas-de-final para a Bélgica. Muitos inclusive já estão em contagem regressiva para retornar ao Brasil antes do planejado.

A presença na cidade dos czares não é à toa. Já tinham tudo programado para acompanhar a semifinal que a seleção de Tite disputaria contra a França terça-feira se não fosse a talentosa geração belga. Os ingressos comprados, as passagens pagas, os hospedagem quitadas, tudo isso, no fim das contas, não tem feito diferença. O desejo de muitos é curar a ressaca em casa.

- Vamos até assistir à semifinal, mas depois vamos voltar para casa. Estamos oferecendo nossos ingressos da final, não acredito que teremos prejuízo com eles. O clima de festa já acabou também. Achava que a semifinal era certa e depois disso, se perdesse, não teria problema. Como caiu antes, ficou um pouco de decepção - afirmou o carioca Eduardo Fonseca, 40 anos, empresário.

Outros torcedores, até pela boa impressão deixada pelos russos, pensaram em seguir um pouco mais no país. Foi o caso de Alfredo Massotti, 70 anos, também do Rio. Abalado pela derrota da seleção brasileira, acompanhou ao lado da torcida local a partida entre Rússia e Croácia. Pela segunda vez, ficou triste com um resultado das quartas-de-final. Foi a senha para arrumar as malas.

- Estamos muito decepcionados, somos um grupo de 22 pessoas, oito vieram com os filhos. Não dá para comparar com o que foi o 7 a 1, mas é que essa seleção gerou uma expectativa muito grande - destacou o empresário: - Chegamos a São Petersburgo, fomos recebidos muito bem, pensamos em ficar, mas com a derrota da Rússia, desanimamos de vez. A maioria volta para o Brasil dia 10.

Os ingressos, explicou, não serão um problema. Voltarão para a Fifa uma vez que a seleção brasileira foi eliminada. O prejuízo será somente em relação às hospedagens. Encantado pela Rússia e a hospitalidade do povo anfitrião da Copa, Alfredo ainda assim decidiu antecipar o retorno para casa. No fim das contas, o que fica claro é que, mais do que de futebol, muitos gostam mesmo é de vencer.

Para duas famílias de Brasília, porém, o investimento foi muito alto para ser jogado fora assim. Adeptos do pacote de maior luxo da Fifa, elas almoçavam em um restaurante de carne argentina de São Petersburgo neste domingo. A aparente provocação não fazia mais sentido. O que querem é curtir o restante da Copa independentemente de quem vai jogar.

- Somente ficou a tristeza, mas mantivemos o roteiro. Participaríamos de uma semifinal e da final com o Brasil. É bem frustante não ter a seleção, mas vamos aproveitar para conhecer as cidades - contou o empresário Bruno Mattos, ao lado da mulher, Taísa, e do casal Jucélio e Wanda Garcia, advogados. Os filhos dos brasileiros demonstraram ainda mais decepção por não verem o seleção na final.

- Gostei do Coutinho e do Paulinho - ponderou Gabriel Garcia, de 8 anos.

Gustavo Mattos disse que Douglas Costa foi o destaque. Nenhum deles citou Neymar.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Ab Noticias  News Publicidade 1200x90
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia