05/04/2022 às 14h32min - Atualizada em 07/04/2022 às 00h02min

Como e porquê apostar em promoções bem feitas para a sua marca

Ísis Vasques, Diretora Executiva da Agência Ecco

SALA DA NOTÍCIA Ísis Vasques, Diretora Executiva da Agência Ecco
Ísis Vasques, Diretora Executiva da Agência Ecco

Num mundo cada vez mais digital e globalizado, em que as pessoas são bombardeadas por conteúdos, fotos, textos e vídeos a todo o momento, as marcas precisam ser extremamente cuidadosas e assertivas na hora de produzirem ações para atingir o seu público-alvo. Mesmo tendo essa dificuldade em mente, campanhas e promoções seguem sendo uma das ferramentas mais poderosas na hora de reforçar ou aproximar a sua empresa ao seu cliente, alavancar os seus negócios e mostrar-se presente no mercado. 

 

É por meio dessas ações que é possível criar um posicionamento e uma lembrança na mente dos consumidores, se moldando como uma referência para a aquisição de produtos e serviços. Porém, não é fácil se destacar ou se evidenciar no meio competitivo atual. Para que isso aconteça, o seu case precisará contar com diferenciais importantes, além de um detalhado planejamento estratégico prévio bem estruturado para que atinja os objetivos traçados. 

 

Entre os pontos que demandam mais atenção no momento da concepção do projeto está a adequação da ação a diversos fatores fundamentais relacionados à marca. Dentre eles, é necessário estar atento e alinhado aos anseios do público-alvo e, principalmente, aos valores e propostas que a marca pretende externar a essa audiência. Esse momento de ordenamento da sua marca com o grupo-alvo é fundamental para que a sua campanha realmente atinja o engajamento esperado e reforce os valores e awareness da marca de forma coerente e compatível. 

 

Além disso, outros fatores serão essenciais para o sucesso da promoção, tais como uma mecânica simples, uma boa e estratégica divulgação do projeto através dos meios escolhidos, seja ela feita para as mídias físicas, televisão ou redes sociais. 

 

Outro ponto fundamental no momento de planejar, será contemplar o projeto com um alicerce criativo e que estimule o engajamento por parte do público. Isso porque a tendência mostra que as ações mais criativas são as que estimulam a participação da audiência e automaticamente reforçam a sua marca dentro do imaginário. 

 

Nesse sentido, podemos ressaltar, por exemplo, mecânicas em que o objetivo era que o público compartilhasse um pouco de sua história, postando fotos de momentos marcantes, e percebemos que isso faz com que a participação em si já seja divertida e significativa, não tendo o prêmio como o único objetivo.

 

Exemplificando este processo, posso citar uma recente ação idealizada pela Ecco para a CiS. Buscando deixar os seus produtos mais atraentes, a marca criou uma promoção criativa, a #CiSMeNota, em que os 50 melhores vídeos produzidos foram presenteados com um kit com organizador exclusivo e mais 190 produtos. Uma das fãs escolhidas acabou tatuando a mascote da CiS e postou nas redes sociais, chamando (com toda certeza) a atenção da marca. Este caso mostra que quando o público acredita na empresa, eles fazem questão de participar e se aproximar da instituição.

 

Por outro lado, da mesma forma que podemos citar diversos pontos para uma ação bem sucedida, precisamos elencar fatores que certamente influenciam negativamente um projeto. Desde uma mecânica muito complexa, ou premiação ruim, até estar em desacordo com a legislação ou socialmente. Todos são pontos básicos que não só podem simbolizar o fracasso do projeto, mas também prejudicar a credibilidade da empresa, acarretando consequências perigosas.

 

Por conta disso, apesar da clara importância e benefícios que uma promoção pode trazer, é importante reafirmar a necessidade de um planejamento prévio e um detalhamento criativo para que a proposta atinja o sucesso esperado e não gere um resultado contrário. Nesse sentido, é sempre aconselhável estar bem assessorado do começo ao fim dessa campanha. Atualmente, agências especializadas neste tipo de projeto vem recebendo cada vez mais importância no mercado, já que elas podem indicar os melhores caminhos para a criação e condução dos mesmos, rendendo assim resultados mais assertivos e alinhados com o objetivo inicial da propaganda.

 

*Ísis Vasques é publicitária, comunicadora e diretora executiva da Agência Ecco, ama criar e gerar resultados e identificar oportunidades de negócios é sua meta diária. 


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