21/03/2022 às 11h17min - Atualizada em 22/03/2022 às 15h01min

Redução do IPI beneficia consumidor e vai além dos veículos

Tributarista explica que medida deve destravar setores como o varejo e cosméticos, por exemplo

SALA DA NOTÍCIA Tadeu Rover
Março, 2022 - A redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) vai beneficiar o consumidor, incentivar a indústria e todo o setor de varejo. A avaliação é do advogado Eduardo Galvão, tributarista do GBA Advogados Associados. “Esse corte do IPI diminui a carga tributária sobre a indústria e sobre quem revende os produtos industriais, além, é claro de auxiliar no controle da inflação. A expectativa é que essa medida destrave, por exemplo, o setor de automóveis e chegue em outros setores como o varejo, cosméticos e toda a linha branca, que são aqueles produtos como geladeira, fogão e micro-ondas”, explica.

A redução está prevista no Decreto 10.979/2022, editado pelo presidente Jair Bolsonaro, e prevê o corte de 25% para a maioria dos produtos. A medida beneficia praticamente todos os setores tributados, a exceção é o setor de Tabaco e derivados. Para alguns tipos de automóveis, de acordo com as políticas de incentivos vigentes, as alíquotas serão reduzidas em 18,5%. Para o consumidor, o resultado já pode ser percebido. Algumas montadoras já atualizaram o valor de venda de seus veículos, com alguns modelos chegando a R$ 25 mil.


Eduardo Galvão explica, contudo, que há uma discussão sobre os impactos desse decreto para municípios e para a Zona Franca de Manaus, que possui uma série de benefícios fiscais. “Haverá uma queda na arrecadação de municípios e dos estados. No caso da Zona Franca de Manaus, o corte deste imposto praticamente elimina o diferencial da região, que são os incentivos fiscais”, afirma.

De acordo com o Comitê Nacional de Secretários de Fazenda, Finanças, Receita ou Tributação dos Estados e do Distrito Federal (Comsefaz), a perda para estados e municípios será de R$ 12,5 bilhões em 2022.

Sobre o GBA Advogados Associados
Formado por profissionais com alto conhecimento e experiência no Direito Público e Privado, o Granito, Boneli e Andery – GBA Advogados Associados foi fundado há 40 anos, em Campinas (SP), e, após processo de fusão em 2017, teve sua equipe completamente estruturada e solidificada. Com foco em Direito Empresarial, oferece suporte e assessoria jurídica a empresas e fundamenta-se em três pilares para a entrega com excelência: equipe com vasto conhecimento multidisciplinar com visões empresariais e econômicas abrangentes, atendimento personalizado, além de serviços completos, aprofundados e projetados de acordo com a necessidade específica de cada empresa, em vários campos de expertise. São eles: Crise Financeira e Recuperação Empresarial, Recuperação Judicial e Falência, Direito Tributário, Contratos Empresariais e Civis, Planejamento Patrimonial e Sucessório, Planejamento Societário, Direito Médico, Direito Imobiliário, Relações de Consumo e Direito Trabalhista. O GBA Advogados Associados é certificado pela ISO 9001.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia