Reprodução O “ponto fraco” Ć© aquela Ć”rea da vida em que a pessoa Ć© mais facilmente tentada. Seja uma caracterĆstica do seu carĆ”ter, uma inclinação com relação aos gostos, uma vaidade que se tem. Ć algo que o diabo nĆ£o precisa se esforƧar muito para que vocĆŖ se incline.
“Por exemplo, tem gente que o ponto fraco Ć© o temperamento. Ela Ć© uma pessoa explosiva, nervosa, ela Ć© o famoso ‘pavio curto’. EntĆ£o, se alguĆ©m pisa no calo dela, fala uma palavra atravessada para ela, pronto. Aquilo ali, Ć© o suficiente para ela explodir e dar um show”, explicou o Bispo Renato Cardoso, durante a programação InteligĆŖncia e FĆ©, do dia 17 de fevereiro.
HÔ outras pessoas, no entanto, que possuem como ponto fraco os amigos (são influenciadas por eles, gastam dinheiro com eles e não gostam de ficar longe deles). Tem homens e mulheres que gostam de dar atenção para uma paquera, mesmo que jÔ estejam comprometidos. E hÔ também os que não vivem sem internet e celular.
Então, o que fazer?
Se a pessoa não cuida do seu ponto fraco, naturalmente, ela tropeçarÔ nele vÔrias vezes. E, do ponto de vista espiritual, você poderÔ perder a sua eternidade com Deus por causa deste problema.
“Mas, se por um lado vocĆŖ tem um ponto fraco, do outro vocĆŖ tem um espĆrito que Ć© forte, que estĆ” pronto para dominar a sua carne, para agir com inteligĆŖncia e dizer: eu nĆ£o vou facilitar para este ponto fraco em minha vida”, disse o Bispo.
Ele acrescentou que, por isso, nós precisamos nos prevenir, fugir da aparência do mal. Se algo de longe parece mal (ou seja, você nem tem certeza se, de fato, é), você jÔ deve fugir.
“Foge (nĆ£o porque vocĆŖ Ć© covarde, mas, sim, covarde para o pecado). VocĆŖ sabia que Ć© algo muito corajoso ser covarde para o pecado? Ć verdade. Porque vocĆŖ precisa ser corajoso para dizer ‘nĆ£o’ para sua carne, para si mesmo”, apontou o Bispo.
Você precisa ser inteligente o suficiente para dizer: eu não posso confiar em mim mesmo. Neste ponto fraco, não confie em si. Mantenha-se alerta. Fuja da aparência do mal.
“Se vocĆŖ sabe que tem uma inclinação para algo errado, entĆ£o, vocĆŖ precisa se prevenir de fazer, de estar na redondeza daquilo”, alertou.
Faça uma autoavaliação e vigie
Todo ser humano tem um lado ruim, vocĆŖ precisa admitir isso para saber onde estĆ” o perigo em sua vida e buscar ainda mais do poder de Deus.
“Nós dizemos: meu Deus, eu preciso da Sua misericórdia, da Sua forƧa para resistir a isso, afasta isso de mim, eu vou fugir disso, eu nĆ£o quero Te desagradar”, concluiu o Bispo.
Assim, nós vigiamos mais, ficamos mais humildes e dependentes da presença de Deus, mais vigilantes. Então, a nossa fraqueza se torna a nossa força. Porque, ela nos aproxima ainda mais de Deus.