09/09/2019 às 18h05min - Atualizada em 10/09/2019 às 11h50min

Dureza da água traz inúmeros problemas para residências e indústrias

No que se refere aos danos da dureza da água no âmbito doméstico, destaca-se a alteração no sabor, além da menor capacidade de aderência aos sabões e detergentes.

DINO
https://asstefil.com.br/


Embora muitas pessoas não tenham consciência disso, a dureza da água exerce grande influência negativa não só nas residências, como também nas indústrias. Seja para consumo direto, preparo de alimentos e bebidas ou mesmo para a confecção de roupas, quando os sais minerais extrapolam a quantidade ideal, os efeitos colaterais podem ser diversos. Para evitar que isso ocorra, o ideal é recorrer às máquinas e procedimentos próprios para isso.

A dureza da água varia de acordo com a quantidade de sais minerais presente nela. Os principais minerais que compõem as formações rochosas brasileiras são divididos em dois grupos: cátion e ânions. Os cátions são minerais carregados positivamente e incluem cálcio, magnésio, sódio e potássio. Os ânions são minerais carregados negativamente e incluem carbonatos, sulfatos e cloretos. Cada tipo de rocha tem um número igual de cátions e ânions, assim como cada fonte de água.

Especialista em tratamento e filtragem de água, a Asstefil explica que os minerais duros, como o cálcio e o magnésio, quando evaporados da água ou combinados com o calor, podem formar depósitos duros, calcários, conhecidos como calcário. "Esses depósitos podem entupir canos, reduzir o fluxo e revestir os elementos de aquecimento, exigindo mais energia para aquecer a água. Sua operação perde eficiência e seus custos de manutenção e energia aumentam", aponta a empresa como um dos problemas da dureza da água.

No que se refere aos danos da dureza da água no âmbito doméstico, destaca-se a alteração no sabor, além da menor capacidade de aderência aos sabões e detergentes. Isso implica diretamente no gosto ao ingerir e também na eficiência da limpeza. Já nas indústrias, a dureza da água pode causar uma série de consequências, dependendo do segmento de atuação. Na indústria têxtil, por exemplo, ocorre o tingimento dos tecidos, tornando os fios mais amarelados, enquanto na lavagem, eles ficam mais duros e ásperos. Falhas na tintura e um cheiro ruim também são possíveis.

Diante de tantos efeitos, a preocupação só não é maior, pois existem métodos e equipamentos capazes de tornar a água adequada para consumo. A Asstefil trabalha no ramo de filtragem e tratamento de água há 30 anos e especializou-se no desenvolvimento e comercialização de equipamentos para processos industriais. "Para que as fábricas consigam produzir de acordo com o planejado, toda a estrutura de materiais precisa estar dentro dos parâmetros previamente estabelecidos, especialmente a água. Nesse sentido, a Asstefil garante que os tratamentos vão trazer à água todas as características que ela precisa para aquele fim", afirma.

Entre os tratamentos recomendados para a eliminação de dureza da água estão a precipitação química, a troca iônica e a peneira molecular. "Seja fornecendo os íons carbonatos e a alcalinidade necessárias, realizando trocas iônicas ou trocando o sódio da sua composição por outros íons, o importante é garantir que a dureza da água seja sempre controlada efetivamente", finaliza a Asstefil.



Website: https://asstefil.com.br/
Link
Notícias Relacionadas »
Ab Noticias  News Publicidade 1200x90
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia