23/07/2018 às 10h15min - Atualizada em 23/07/2018 às 10h15min

Light passa a emitir conta de luz no ato da medição; primeira fase atinge 930 mil clientes

Bruno Dutra

Agência O Globo -
Agência O Globo -
Arquivo Agência Brasil

A Light, concessionária de energia que atende o Rio, além de 31 municípios do estado, mudou o sistema de emissão da conta de luz. A partir deste mês, os processos de leitura e emissão das contas passarão a ser feitos simultaneamente. O agente de relacionamento da empresa vai até a casa do cliente, anota o consumo registrado pelo medidor de energia do imóvel em um smartphone e, em seguida, imprime e entrega a fatura na mesma hora.

Segundo a Light, a conta, com todas as informações e um formato mais moderno e enxuto, será entregue diretamente ao cliente, que pode acompanhar todo o processo, ou deixada em sua caixa de correio, nos casos em que o consumidor não estiver em casa, e a leitura for feita por média de consumo. Com o novo processo, a operação leva, aproximadamente, 15 segundos.

Nesta primeira fase do projeto, serão atendidos cerca de 930 mil clientes em Itaguaí, na Região Metropolitana do Rio, Barra da Tijuca e Jacarepaguá, na Zona Oeste, e Penha e Madureira, na Zona Norte da cidade. A previsão é que até o fim do ano sejam contemplados todos os clientes com medidores convencionais da Light — unidades consumidoras em que é necessária a presença do agente de relacionamento em campo. Para clientes com telemedição, a leitura do consumo de energia é feita sempre de forma remota.

O aposentado Osmar Santana, de 75 anos, morador de Brás de Pina, na Zona Norte do Rio, recebeu um medidor da Light na quinta-feira, e o novo modelo da conta de energia elétrica. O problema, porém, é que a fatura já vence no próximo dia 27, fazendo com que o consumidor pague duas contas no mesmo mês.

— Paguei a conta de junho no dia 2 deste mês, e, com a leitura de consumo de julho, já terei que pagar a conta na semana que vem. Isso pesa no bolso, porque não fomos informados pela Light — diz.

 

 

Procurada, a Light informou que poderá ocorrer de alguns clientes receberem faturas em um intervalo menor de tempo para a data de vencimento apenas no mês de transição para a nova modalidade de faturamento. A concessionária informa ainda que, se preferir, o cliente poderá solicitar a mudança da data de vencimento da conta de luz nos canais de atendimento.

 

O cliente que receber a conta com data de vencimento muito próxima, e a mesma estiver cadastrada em débito automático (ou seja, com desconto direto na conta), basta se dirigir ao banco para descadastrar.

 

Se o cliente desejar alterar a data de vencimento, basta entrar em contato com a empresa: www.light.com.br ou pelo Disque-Light Comercial 0800 -282 0-120. A Light informa que também é possível alterar o vencimento de contas futuras.


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