02/02/2022 às 14h59min - Atualizada em 02/02/2022 às 16h30min

Covid-19 faz sistema de saúde adiar atendimento de paciente com câncer, alerta médico da Unifesp

O oncologista Ramon de Mello ressalta que o adiamento reduz as chances de cura

SALA DA NOTÍCIA Emilly Santos
Divulgação
O avanço da variante ômicron já traz impactos diretos no sistema de saúde do país. Com o aumento das internações hospitalares, o atendimento e as cirurgias eletivas começam a ser adiadas. “O paciente com câncer deve ser prioritário, mesmo diante da pandemia. Postergar cirurgias e tratamento significa perder dias importantes”, alerta o oncologista Ramon Andrade de Mello, professor da disciplina de oncologia clínica da Unifesp (chefe do laboratório de melanoma), da Uninove e da Escola de Medicina da Universidade do Algarve (Portugal).

O pesquisador da Unifesp lembra que a mesma situação ocorreu no início da pandemia, causando o adiamento de consultas, tratamento e cirurgias. “Na oncologia, quanto mais cedo o paciente procurar tratamento, melhores serão as chances de cura. A saúde deve vir em primeiro lugar”.


“Estamos diante de uma situação que pode levar ao aumento do número de mortos por doenças que poderiam ser tratadas. Mesmo depois da pandemia, o sistema de saúde continuará pressionado com as cirurgias e tratamento desses pacientes”, ressalta Ramon de Mello.

Sobre Ramon Andrade de Mello
Oncologista clínico e professor adjunto de Oncologia Clínica da Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Ramon Andrade de Mello tem pós-doutorado em Pesquisa Clínica no Royal Marsden NHS Foundation Trust (Inglaterra) e doutorado (PhD) em Oncologia Molecular pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (Portugal).
 
O médico tem título de especialista em Oncologia Clínica, Ministério da Saúde de Portugal e Sociedade Europeia de Oncologia Médica (ESMO). Além disso, Ramon tem título de Fellow of the American College of Physician (EUA) e é Coordenador Nacional de Oncologia Clínica da Sociedade Brasileira de Cancerologia, membro da Royal Society of Medicine, London, UK, do Comitê Educacional de Tumores Gastrointestinal (ESMO GI Faculty) da Sociedade Europeia de Oncologia Médica (European Society for Medical Oncology – ESMO), Membro do Conselho Consultivo (Advisory Board Member) da Escola Europeia de Oncologia (European School of Oncology – ESO) e ex-membro do Comitê Educacional de Tumores do Gastrointestinal Alto (mandato 2016-2019) da Sociedade Americana de Oncologia Clínica (American Society of Clinical Oncology – ASCO). 
 
Dr. Ramon de Mello é oncologista do Hospital 9 de Julho e da High Clinic Brazil, em São Paulo, SP.
Confira mais informações sobre o tema no site.

Informações para a imprensa:
Ex-Libris Comunicação Integrada - (11) 3266-6088
Edmir Nogueira – [email protected] – (11) 98937-3503  
Marco Berringer – [email protected] 
 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia