01/02/2022 às 16h58min - Atualizada em 01/02/2022 às 18h50min

Como a Atividade Física Pode te Auxiliar no Tratamento Contra a Síndrome de Burnout.

Benefícios da atividade física no tratamento contra a Burnout:

SALA DA NOTÍCIA Gabi Dallo RTA Comunicação
Personal Trainer Giulliano Esperança
Galeria do google e arquivos pessoais

A prática regular de atividades físicas são muito benéficas no tratamento contra a Síndrome de Burnout, isso é visto em uma quantidade crescente de trabalhos científicos que sugere um efeito positivo do exercício em pessoas com essa doença.

Essa doença é conhecida como crise de esgotamento profissional e vem à tona quando se é trabalhada muitas horas consecutivas em condições psicologicamente desgastantes. Sintomas frequentes da Síndrome de Burnout são: mudanças bruscas de humor, cansaço constante, baixa autoestima, esgotamento físico e mental. Essa síndrome já pode ser diagnosticada em 32% dos indivíduos, segundo levantamento do International Stress Management Association (Isma).

Jornadas excessivas no trabalho e o estresse gerado, causam barreiras para as pessoas conseguirem se preocupar com a saúde, que ocasiona o esquecimento da importância da atividade física, que melhora o bem-estar em geral.

Estudos constatam que a falta de exercícios físicos no dia a dia, diminui a expectativa de vida e desenvolve o sedentarismo, que está associado a um maior risco de declínio cognitivo e Alzheimer. Giulliano Esperança lembra também que transtornos psicológicos apresentam comprometimentos orgânicos no cérebro, mas que podem ser minimizados com os exercícios físicos. A saúde mental só tem a ganhar quando se associa a atividade física.

Giulliano explica que o exercício físico combate e previne uma série de comprometimentos funcionais ligados a uma hiperativação do sistema nervoso simpático, que é acionado em situações de estresse. É onde a Síndrome de Burout se enquadra.

O Personal Trainer Giulliano Esperança explica sobre os excelentes resultados dos exercícios físicos na ajuda contra os sintomas da doença, “ Atividades físicas ajudam a diminuir a ansiedade, a depressão e melhora a autoestima” completa Giulliano.

Segundo Giulliano Esperança, durante a atividade física o corpo libera endorfina, serotonina, dopamina e fatores que crescimento neuronais,  neurotransmissores responsáveis por promover sensações de prazer, bem-estar e principalmente sensação de realiaçãao. Os exercícios são um grande aliado, entretanto, comenta Giulliano, que não existe uma lista de atividades físicas recomendadas, que nesse caso, é importante realizar uma atividade que gere prazer e te faça sentir bem mentalmente, como por exemplo, se você gostar de dançar, pode fazer aulas de dança ou até mesmo dançar em casa. Também é válido treinos adaptados para você fazer em casa e até mesmo caminhadas, o que vale é manter o corpo em movimento.

“Por mais que a pessoa não goste ou nunca tenha praticado alguma atividade física, recomendo que comece sem medo, respeitando seu corpo, seu ritmo e suas limitações, pense no objetivo principal que é sua saúde física, mental e emocional.” ressalta o personal Giulliano.

Giulliano Esperança lembra que é nosso dever cuidar do nosso corpo e mente, pois é onde moramos, e é o bem-estar desse conjunto, que nos permite viver e ter todas as experiências boas da vida e ainda completando tudo isso, Giulliano lembra: "Que o mesmo coração que treina, é o que ama."

E então, vamos nos exercitar para melhorar a saúde, ainda combater doenças e ter uma vida incrível?

Mais sobre Giulliano Esperança;

• Personal Trainner Giulliano Esperança Personal Trainer e Diretor Executivo do Instituto do Bem-Estar em Rio Claro/SP, Bacharel em Educação Física UNESP/Rio Claro, Especialistas em Fisiologia do Exercício Unifesp/SP, Especialista em Marketing - Madia Marketing School, Master Coach Sociedade Latino Americana de Coaching, Diretor tecnico da Sociedade Brasileira de Personal Trainers, Premiado pela Sociedade Brasileira de Personal Trainers em Excelência pelos serviços prestados como Personal Trainer, Homenageado pelo CREF4/SP pelo Comprometimento e Ética Profissional em 2016. Eleito do Profissional do Ano na Categoria Emagrecimento pela USP de Ribeirão Preto em 2016, Criador do Método Storm12 com mais de 6000 alunos espalhados pelo Brasil e Exterior, Mestrando do Laboratório de Nutrição e cirurgia metabólica da FMUSP, na área de oncologia. 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Ab Noticias  News Publicidade 1200x90
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia