31/01/2022 às 14h05min - Atualizada em 31/01/2022 às 15h00min

Covid-19: riscos da vacina são menores que os benefícios para jovens e crianças

Especialista em saúde pública fala sobre a vacinação contra o coronavírus para crianças e adolescentes e ressalta a importância de manter o calendário vacinal em dia para evitar que doenças erradicadas retornem

SALA DA NOTÍCIA Universidade Anhembi Morumbi
São Paulo, 26 de janeiro de 2022 – Recentemente o Estado de S. Paulo e algumas outras regiões do País começaram a fase de vacinação contra a Covid-19 em crianças de 5 a 11 anos, tendo início com indígenas, quilombolas e pessoas com comorbidades. Antes mesmo da vacina ser aprovada, iniciou-se uma polêmica em relação à segurança e eficácia da vacinação para esta faixa etária. Afinal, o imunizante produz algum efeito adverso grave que contraindique sua aplicação?  
No caso do coronavírus, os primeiros estudos de eficácia e segurança das vacinas foram dirigidos aos adultos e idosos, uma vez que o adoecimento por formas graves da doença e óbitos eram mais frequentes nessa faixa etária, principalmente nos idosos e nos adultos com doenças associadas (em especial doenças cardíacas, diabetes, obesidade e hipertensão). A vacinação desta população, no Brasil e no mundo, se mostrou segura e eficaz, reduzindo a transmissão da Covid-19, bem como os índices de adoecimento e morte pela doença. Sempre é importante ressaltar que uma vacina, no entanto, só é disponibilizada para a população após rigorosos estudos laboratoriais e clínicos, que garantam sua segurança.
Os imunizantes atualmente disponíveis para crianças de 5 a 11 anos possuem uma dose reduzida que é, comprovadamente, segura para os pequenos. No Brasil, o mais recente imunizante autorizado para uso em jovens é o desenvolvido pela Pfizer, que já possuía registro para uso em população com mais de 16 anos e recebeu autorização da ANVISA para uso em crianças e adolescentes de 12 a 15 anos e, posteriormente, crianças de 5 a 11 anos. A vacinação de jovens e crianças tem se mostrado segura em diversos países. Não há dúvidas de que os benefícios da vacinação suplantam os riscos e protegem nossas crianças.

Calendário em dia
É importante destacar também que as crianças devem estar com seu calendário vacinal atualizado. Infelizmente as coberturas vacinais para doenças preveníveis caíram muito em relação aos anos anteriores, tanto no País como no Estado e corremos o risco de voltar a identificar casos de doenças que há muito tempo não víamos devido ao sucesso da imunização. Sarampo, varicela, rubéola, coqueluche são exemplos de doenças que eram comuns, as chamadas “doenças próprias da infância”.  Não vamos esperar que retornem! É de extrema importância que mães, pais e cuidadores chequem a carteirinha de vacinação e protejam seus filhos. A Covid-19 não é o único perigo que circula por aí e a vacina é o caminho para uma infância e vida saudáveis.
O PNI
O Programa de Imunização do Estado de São Paulo foi inaugurado em 1968, ano em que a primeira norma técnica foi publicada, uniformizando o esquema de vacinação para as crianças menores de cinco anos e indicando a vacinação de gestantes para a profilaxia de tétano neonatal. Nesses mais de 50 anos de programa, inúmeras atualizações e incorporações de vacinas foram realizadas, ampliando-se a disponibilização de vacinas e os públicos-alvo, que hoje incluem adolescentes, adultos e idosos. Em 1973, o Programa Nacional de Imunização (PNI) foi criado, com a responsabilidade de estabelecer a política nacional de imunização, levando à comprovada redução da morte e adoecimento por doenças preveníveis. Laboratórios brasileiros, a Fiocruz e o Instituto Butantã, tem expertise na produção de vacinas. O PNI é um dos maiores programas de vacinação do mundo, reconhecido internacionalmente.

*Paula Carnevale é docente do curso de Medicina da Universidade Anhembi Morumbi em São José dos Campos. É infectologias e especialista em Saúde Pública. A profissional está disponível para entrevistas sobre o tema.

Sobre a Universidade Anhembi Morumbi
A Universidade Anhembi Morumbi oferece programas de graduação, graduação tecnológica e pós-graduação lato sensu e stricto sensu, distribuídos nas áreas de Ciências da Saúde; Turismo e Hospitalidade; Negócios; Direito; Artes, Arquitetura, Design e Moda; Comunicação; Engenharia e Tecnologia e Educação. Seus oito campi estão localizados nas regiões da Avenida Paulista, Vila Olímpia, Mooca, Morumbi, Vale do Anhangabaú, São José dos Campos e Piracicaba. 
Possui laboratórios de última geração e diferenciais como a internacionalidade, já tendo enviado, desde 2006, milhares de alunos do Brasil para realização de cursos no exterior, além de receber centenas de estudantes estrangeiros em seus campi, que se tornaram locais multiculturais para o aprendizado. 
Saiba mais sobre a Anhembi Morumbi em https://portal.anhembi.br/


Sobre a Ânima Educação
Com o propósito de 'Transformar o Brasil pela Educação', a Ânima Educação é o maior ecossistema de educação de qualidade do país, com um portfólio de marcas valiosas e um dos principais players de educação continuada na área médica. A companhia é formada por uma comunidade de aprendizagem com cerca de 350 mil pessoas, composta por mais de 330 mil estudantes e 18 mil educadores, distribuídos em 18 instituições de ensino superior. Está presente em 12 estados, nas regiões Sudeste, Sul, Nordeste e Centro-Oeste, e em quase 550 polos de ensino digital por todo o Brasil. Integradas também ao Ecossistema Ânima estão oito marcas especialistas em suas áreas de atuação, como HSM, HSM University, EBRADI (Escola Brasileira de Direito), Le Cordon Bleu (SP), SingularityU Brazil, Inspirali e Learning Village, primeiro hub de inovação e educação da América Latina, além do Instituto Ânima.
Em 2021, a Ânima foi destaque no Guia ESG da revista Exame como uma das vencedoras na categoria Educação. Em 2020, foi reconhecida como uma das cinco Empresas mais Inovadoras do País, na categoria Serviço, de acordo com o Anuário de Inovação do Valor Econômico; e conquistou, em 2019, o prêmio Mulheres na Liderança, na categoria Educação, iniciativa da ONG Women in Leadership in Latin America (WILL). Desde 2013, a companhia está na Bolsa de Valores, no segmento de Novo Mercado, considerado o de mais elevado grau de governança corporativa.
 


Link
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia