20/07/2018 às 21h10min - Atualizada em 20/07/2018 às 21h10min

Petrobras declara comercialidade de três novos campos no pré-sal em Santos

Áreas são adjacentes ao campo gigante de Sapinhoá

Agência O Globo -
Agência O Globo -

RIO-A Petrobras informou nesta sexta-feira que apresentou à Agência Nacional do Petróleo (ANP), as declarações de comercialidade de três novos campos de petróleo localizados na área chamada Entorno de Sapinhoá , no pré-sal da Bacia de Santos. Essa área foi arrematada por um consórcio liderado pela estatal no ano passado na 2ª Rodada de Licitações sob o regime de partilha da produção. Essa área fica adjacente ao campo de Sapinhoá, que é o segundo maior campo produtor ´de petróleo do país com uma média de 265 mil barris diários, só superado pela produção no campo de Lula, também no pré-sal da Bacia de Santos que produz 850 mil barris por dia de óleo.

Na declaração de comercialidade os nomes sugeridos para os novos campos foram Nordeste de Sapinhoá, Noroeste de Sapinhoá e Sudoeste de Sapinhoá. Em nota a Petrobras informa que esses campos serão unitizados ao campo de Sapinhoá, uma vez que seja efetivado o respectivo acordo de individualização da produção. a unitização é necessária uma vez que as reservas de petróleo do campo de Sapinhoá se estendem para a área do bloc odo Entorno de Sapinhoa. O campo de Sapinhoá está localizado a cerca de 300 quilômetros da costa, em águas ultraprofundas .

Nesse caso o processo de unitização é mais simples, uma vez que o consórcio que opera o Entorno de Sapinhoá, é formado pelas mesmas empresas que operam o campo de Sapinhoá liderado pela Petrobras – com participação de 45% - em parceria com a Shell (30%) e Repsol Sinopec (25%), tendo a Pré-Sal Petróleo S.A. (PPSA) como gestora do contrato de partilha da produção.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia