24/01/2022 às 14h50min - Atualizada em 25/01/2022 às 12h51min

Encantar o cliente e conhecê-lo é fundamental

*Diogo Santiago-diretor comercial da Açomix

SALA DA NOTÍCIA Cristiane Miranda Malheiros
Muitos são os desafios enfrentados por todos nós, neste pós-pandemia. Estamos vivendo e passando por muitas adaptações sejam nas relações pessoais, nas relações de trabalho, nas múltiplas formas de consumo. Se antes da pandemia o mundo já estava em um caminho sem volta para as inovações tecnológicas, a crise do Covid19 ajudou ainda mais para essa transformação digital em todos os setores. Com tudo isso, observamos mais de perto os hábitos de compras sofrerem mudanças profundas, pois com a restrição de abertura de lojas físicas durante o período mais grave, a tendência foi o crescimento exponencial do consumo on-line não só de alimentos, mas de bens materiais. E passada a pior fase de fechamento, nos vemos diante de desafios para o setor varejista. Creio que são muitos, mas com boas perspectivas.

Essa é a hora de empresários, colaboradores e parceiros entenderem que as relações mudaram. O comércio varejista precisa encantar o cliente e, mais do que fundamental, é preciso conhecê-lo. Não que anteriormente, vender não era um ato de encantamento, mas agora, em plena revolução tecnológica, com a pandemia inserindo novos hábitos de consumo, vender tornou-se um aprendizado diário. O cliente hoje tem um leque infinito de opções, ele escolhe o que comprar pela palma da mão, a um clique, é tudo muito dinâmico e sem precisar sair de casa.


Então, como atrai-lo para a loja física? O diferencial continua sendo o atendimento. Se por um lado as pessoas acostumaram-se com as compras virtuais, o pós-pandemia nos dá a oportunidade de reatar esses “laços”, das relações pessoais que muitos sentiram falta. Por isso, é fundamental que a equipe de colaboradores esteja antenada com essas novas diretrizes de vendas, que busque sempre o aprimoramento, use a criatividade pensando no cliente. Toda a equipe precisa estar envolvida, buscando formas de interação, mas a boa interação por porte dos funcionários de uma determinada loja, ou comércio, é o primeiro passo para o sucesso.  


Outro ponto a se destacar, é a volta de uma velha prática: chamar o cliente pelo nome. Essa personalização de conhecê-lo pelo nome, com certeza, fará toda a diferença na hora da escolha, pelo cliente, em qual loja ele irá. As pessoas estão sentindo falta de uma aproximação maior, principalmente depois de ficarem tanto tempo isoladas. Para o comércio varejista é uma boa hora para implementar mudanças, uma boa hora para reorganizar a casa, para colocar a criatividade a todo vapor.

A turma de colaboradores, seja de uma pequena loja ou um grande magazine, precisa estar atenta a todas essas mudanças. Só assim, focando no cliente, conseguirá atrai-lo e, mais importante do que somente atrair, mas fidelizar. Esse cliente está ávido por novidades, ele quer ser surpreendido, encantado. E não há nada melhor do que um bom atendimento e um olhar exclusivo para esse consumidor.

 


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