20/01/2022 às 13h06min - Atualizada em 23/01/2022 às 00h01min

JET é a primeira plataforma de e-commerce a neutralizar carbono no Brasil

Projeto de sustentabilidade da marca está sendo feito em parceria com a Carbonext, que conduziu um estudo em 2021 para quantificar o impacto ambiental

SALA DA NOTÍCIA Leticia Leal

São Paulo, 14 de janeiro de 2022 - No mercado há mais de 20 anos, a JET, que oferece soluções de e-commerce para diversas marcas, será a primeira empresa do segmento a neutralizar emissões de carbono. A iniciativa decorre diretamente de cultura e valores desenvolvidos pela companhia e será conduzida em parceria com a Carbonext, que faz gestão de projetos REDD+ (Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação).

A estrutura criada para a JET baseia-se em mapear emissões de carbono da companhia e, após a conclusão do relatório, precificar e direcionar recursos a propriedades localizadas na Amazônia, fomentando a bioeconomia local e as comunidades adjacentes.

Para mapear e quantificar a quantidade de carbono emitido através de projetos REDD+, a Carbonext gerencia todo o processo, desde a prospecção da área que será beneficiada até a geração de créditos e a compensação de emissões. O projeto REDD+ é um mecanismo que foi criado pela ONU em uma convenção de mudança de clima e tem como objetivo diminuir os impactos das mudanças climáticas em 1,5° C.

Considerando que o desmatamento é o principal motor das emissões de gases do efeito estufa, a redução desses gases e a preservação da Floresta Amazônica são fundamentais para mudar esse contexto. “Sabemos que a questão ambiental é muito séria, e o cenário precisa ser mudado agora. Depois de muito pensar sobre como a Jet poderia contribuir para a diminuição dos gases do efeito estufa e, ao mesmo tempo, incentivar alguma economia local, escolhemos a Carbonext pelo trabalho que ela realiza e pelo reconhecimento de mercado que ela possui”, comenta Gustavo Chapchap, CMO da JET e Líder do Comitê de e-commerce de Abradi.

Atualmente, a Carbonext, que atua há mais de dez anos no ramo, possui cerca de 2 milhões de metros quadrados em projetos REDD+ em sua gestão, protegendo cerca de 379 espécies de animais e plantas da Amazônia. A empresa já alcançou mais de 100 famílias, que são beneficiadas por incentivo à preservação e apoio às comunidades locais.

Para Janaína Dallan, CEO da Carbonext e parte do time do quarteto brasileiro de especialistas da ONU para mudanças climáticas, a parceria vai estimular a conscientização sobre a preservação da Amazônia, assim como o desenvolvimento da bioeconomia local. “Para a Floresta, os créditos funcionam como uma alternativa economicamente viável à derrubada das árvores para plantio de soja, pecuária ou venda ilegal de madeira, preservando a biodiversidade deste bioma. A Carbonext devolve à floresta 70% da renda gerada pela comercialização dos créditos de carbono para defesa, benefício e desenvolvimento da população que mora lá. Estamos muito felizes com este projeto com a Jet, que vai estimular a economia de baixo carbono e a conscientização dos clientes, que estarão contribuindo com o futuro sustentável do planeta com suas compras pelas plataformas de e-commerce”, diz ela.


 

Sobre a JET
Com mais de 20 anos de experiência no mercado, a JET disponibiliza soluções de e-commerce com plataformas que operam no modelo SaaS, escaláveis, com alta performance e foco na conversão. Tem em seu DNA a inovação e oferece qualidade técnica e know-how. Hoje a sua tecnologia é empregada por mais de 15 mil lojas, entre as quais alguns dos maiores e-commerces do país. Entre as soluções da empresa estão a plataforma de e-commerce JET NEO e a ferramenta de vendas por WhatsApp, o ZapCommerce. Mais informações no site da JET.


 

Sobre a Carbonext

Criada a partir da paixão de sua fundadora pela Floresta Amazônica, a Carbonext desenvolve projetos REDD+ para frear e reverter o desmatamento na região e preservar aquele ecossistema através da geração de créditos de carbono. A companhia é comandada pela engenheira florestal Janaína Dallan, um dos quatro brasileiros no quadro de especialistas da ONU/UNFCCC no time de RIT para projetos de Mudanças Climáticas, e pioneira em sua área de atuação. A Carbonext tem projetos em 2 milhões hectares da floresta, que geram cerca de 5 milhões de toneladas de créditos de carbono ao ano. A companhia também atua na comercialização direta desses créditos a empresas e pessoas interessadas em neutralizar suas emissões de gases que contribuem para o efeito estufa, devolvendo à floresta 70% da renda gerada, para defesa, benefício e desenvolvimento da população local, preservando a biodiversidade deste bioma.


 

JET / Informações para a Imprensa

Agência Prioriza

Gil Stefani - [email protected] - (11) 98785-3926

Guilherme Costa -- [email protected] -- (11) 99899-0624

Thais Fernandes -- [email protected] - (11) 95880-1076


 

Carbonext/ Danthi Comunicações

Jaqueline Moraes -- [email protected] -- (21) 981466737


Link
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia