21/01/2022 às 10h44min - Atualizada em 21/01/2022 às 21h31min

Como implementar o rastreamento em tempo real na sua empresa

O acompanhamento da entrega agrega valor à experiência do cliente

SALA DA NOTÍCIA Raquel Rodrigues
Pixabay

São Paulo, janeiro de 2022 - O rastreamento de carga é uma medida de segurança que possui inúmeras vantagens, tanto para os motoristas, quanto para as transportadoras. Com esse monitoramento, é possível o gestor acompanhar o trajeto completo do veículo, desde o ponto de partida até o destino final, com todos os detalhes que compõem essa rota. Porém, esse rastreamento também é uma maneira do consumidor poder acompanhar como está o andamento da entrega do seu produto e gerar confiança. 

A AgileProcess, empresa de tecnologia inteligente para otimização logística, listou três tecnologias de rastreamento e como as empresas podem adotá-las como um diferencial competitivo.

  1. GPS: Uma das principais vantagens do rastreamento de carga é acompanhar eventuais problemas, como roubos e furtos, por meio da geolocalização, que é realizada com um GPS. Ao notar algum problema no trajeto, pode-se iniciar o processo para solucioná-lo e evitar futuros contratempos.
  2. Softwares de gestão: um sistema de acompanhamento permite ter acesso à todas as informações de entrega em tempo real, tanto para o transportador como para o cliente. Atualmente, existem diversas formas de acompanhamento que entregam essa visibilidade, sendo possível avisar que o produto está chegando ao destino por meio de um SMS ou mensagem pelo WhatsApp ou e-mail com um link de rastreio. Como o cliente recebe uma mensagem quando o seu produto está chegando, ele já fica alerta para receber o entregador, isso torna a entrega mais rápida e gera economia de tempo.
  3. Radiofrequência: Utiliza os dados das antenas de rádio de todo o país. O sistema cobre alguns lugares em que o GPS não consegue alcançar e é muito utilizado no Brasil.

“O rastreamento de entregas gera eficiência logística, redução de custos, promove um controle maior sobre as falhas no processo, melhora prazos, gera valor agregado, além de melhorar a experiência do cliente”, comenta Evilásio Garcia, VP de Carriers do Grupo Intelipost, o qual a AgileProcess faz parte.

Com o aumento de vendas online desde o início da pandemia, o uso da tecnologia é primordial para agilizar os processos e promover uma jornada mais fluída e satisfatória para os clientes. 

 

SOBRE A AGILEPROCESS
Criada em 2014, a AgileProcess é uma empresa de tecnologia inteligente para otimização logística, com destaque no modo de simplificar os processos logísticos do país. Suas soluções trazem visibilidade, controle e automação para as operações de transporte em tempo real, além de ajudar na redução de custos das marcas. Desde 2020, a empresa faz parte do Grupo Intelipost, e contabiliza mais de 9 milhões de entregas para 150 mil rotas, por meio de 13,5 mil veículos em todo o Brasil.

NR7 | Full Cycle Agency

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Camila Callegarette

Raquel Rodrigues


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