20/01/2022 às 17h57min - Atualizada em 21/01/2022 às 00h01min

Riachuelo adota solução RFID da Mozaiko, do Grupo Stefanini, para realizar a gestão inteligente de estoques

A tecnologia permite que a marca saiba com precisão, em tempo real, a quantidade e a localização dos produtos em cada ponto da cadeia de suprimentos

SALA DA NOTÍCIA Carolina Amaral
Com o intuito de realizar a rastreabilidade e a gestão de estoques de forma inteligente e precisa, o Grupo Guararapes, do qual a Riachuelo faz parte, buscou um parceiro para implementar a tecnologia de RFID (Identificação por radiofrequência) em seus produtos. A escolhida para dar vida ao projeto foi a Mozaiko, empresa de analytics do Grupo Stefanini, que integra dados em tempo real para simplificar e otimizar processos do varejo e logística.

A solução RFID da Mozaiko possibilita o rastreamento das peças durante toda a cadeia de produção, desde a fábrica até a loja, trazendo como vantagem o controle sobre as quantidades e a localização dos artigos. “A prioridade da Riachuelo com essa aplicação é a acurácia. A marca busca a precisão de informações sobre a quantidade e a localização dos produtos em cada ponto da cadeia de suprimentos, desde a fabricação nas unidades fabris do Grupo Guararapes, localizadas em Natal (RN) e Fortaleza (CE), passando por seus vários Centros de Distribuição em Guarulhos (SP), Natal (RN) e Manaus (AM), chegando às atuais 343 lojas Riachuelo em todo o Brasil”, conta George Millard, CEO da Mozaiko.

O processo de implementação começou na fábrica de Natal, em junho do ano passado, com controle de expedição por RFID de toda a produção. Em setembro, avançou para os próximos estágios, possibilitando o controle dos itens fabricados pela Riachuelo. “O grande desafio de um projeto de tecnologia como esse é o engajamento dos times internos no movimento de mudança cultural. No final, não basta alterar os processos e adotar super tecnologias se as pessoas não estiverem ‘a bordo’ dessa transformação de mindset. Por isso, estamos colocando a devida importância neste ponto, com bastante treinamento e engajamento dos profissionais da Riachuelo para o sucesso da implantação”, explica o CEO da Mozaiko. 

A solução contratada pela Riachuelo agrega os módulos Logística e Varejo da Mozaiko, permitindo o controle da cadeia de suprimentos e a gestão de inventário, mas com a possibilidade de adicionar outros serviços, como o de provadores inteligentes, que permitem que o usuário consiga ver de dentro da cabine - através de uma tela - a disponibilidade de cores, tamanhos e a quantidade de peças presentes na loja e, a partir de um clique, solicitar o item a um vendedor.

“A partir da implementação da solução de RFID para fazer a gestão logística, uma série de oportunidades se abrem, focadas, inclusive, na melhora da experiência do cliente, com a utilização de provadores inteligentes, sistemas de automação dos pontos de venda (PDVs), touchless payment (pagamento sem contato), entre outros recursos. Acreditamos que futuramente a Riachuelo abraçará essas possibilidades em suas flagships e nos hubs onmichannel, uma vez que promovem a conexão entre o mundo físico e digital, transformando a loja física num ponto de engajamento e retenção do cliente. Optar pelo uso da tecnologia RFID é o primeiro passo rumo a um futuro mais tecnológico e dinâmico, que possibilita melhores resultados financeiros para a marca”, finaliza George. 

Para conhecer mais sobre os serviços e possibilidades de otimização que a Mozaiko oferece, acesse: https://mozaiko.io/en/.  


 


Link
Notícias Relacionadas »
Ab Noticias  News Publicidade 1200x90
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia