20/01/2022 às 17h16min - Atualizada em 20/01/2022 às 17h16min

Edvaldo Brito orienta sobre IPTU 2022 de Salvador

Nas palavras do vereador "o cidadão soteropolitano está sendo, nas palavras dele, “escorchado” no pagamento de impostos em plena pandemia".

AB NOTICIAS NEWS
Tribuna da Bahia
Divulgação

Procurador jurídico da Câmara de Salvador, o vereador Edvaldo Brito (PSD) afirmou que continua na sua cruzada contra o aumento de quase 11% no Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) de Salvador. Nesta semana, em entrevista à Rádio Cam, ele disse que o cidadão soteropolitano está sendo, nas palavras dele, “escorchado” no pagamento de impostos em plena pandemia. 

Brito mostrou que “a escorcha começou em 2013 e aquele aumento do IPTU foi judicializado, já tendo vencido do Tribunal de Justiça da Bahia, porém sem alcançar o quórum necessário para declarar a inconstitucionalidade”. Ele destacou que a questão seguirá para o Supremo Tribunal Federal (STF), “que tem decidido sempre a favor do cidadão, nesses casos”. 

Brito orienta o cidadão a entrar na Justiça: “Faça um requerimento administrativo para a Secretaria Municipal da Fazenda pedindo a revisão do lançamento do IPTU. A secretaria vai negar. Com essa resposta, contrate um advogado e entre individualmente na Justiça contra esse abuso”. 
O vereador lembrou que luta há décadas contra cobranças abusivas de impostos, como aconteceu em 1991, quando conseguiu derrubar o aumento de IPTU pretendido pelo então prefeito Fernando José. “Vou continuar na luta e reapresentarei na Câmara todos os meus projetos que não foram ainda sequer apreciados, entre eles o da moratória, que suspende o pagamento de impostos municipais para aqueles que estão em dificuldades por conta da pandemia”. 

O Ministério Público abriu procedimento para apurar as irregularidades e solicitou explicações da Prefeitura. 

PROTESTOS - O vereador Augusto Vasconcelos (PCdoB), Ouvidor-Geral da Câmara e líder da oposição, que participou de um protesto contra o aumento do IPTU no início desta semana, em frente a Prefeitura. ELe afirmou “que essas distorções tem prejudicado a economia da cidade, já que inibe novos empreendimentos. É muito injusto saber que pessoas de um mesmo condomínio pagam valores até 7 vezes mais caro do que o outro. Já fizemos audiência na Câmara sobre o assunto, mas a Prefeitura não compareceu para debater conosco.” 

Uma das lideranças do movimento IPTU Justo, Lineia Costa denunciou os aumentos verificados no tributo nos últimos anos. “Desde a gestão ACM Neto os valores dos imóveis que servem de base de cálculo do imposto, dispararam. E agora querem nos penalizar ainda mais com o aumento de 50% na taxa de lixo. Já entregamos abaixo assinado com mais de 1200 assinaturas e esperamos que o poder público resolva essa situação”. 
 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia