19/01/2022 às 10h17min - Atualizada em 20/01/2022 às 12h30min

Lentes próprias para esportes garantem visão ampla, clara e protegida durante exercícios físicos

Chegada do verão estimula a prática esportiva a céu aberto e coloca em risco a saúde dos olhos; tecnologia ZEISS adapta lentes a armações curvadas e garante nitidez até as bordas

SALA DA NOTÍCIA Isabela Rosemback
A4&Holofote
Divulgação ZEISS
A chegada do verão tende a estimular a retomada dos exercícios físicos, sobretudo a céu aberto e sob exposição direta à luz solar, fator que pode gerar malefícios aos olhos. O uso de lentes próprias durante a prática esportiva é um cuidado relevante, que faz diferença no desempenho da atividade e na manutenção da saúde ocular. Tecnológicas e adaptáveis a modelos diferenciados de óculos, com ênfase nos de armação curvada, as Sport Lenses da ZEISS, empresa alemã referência mundial em lentes, garantem a correção visual até a borda e reduzem o risco de acidentes por proporcionarem visão mais clara e protegerem contra adversidades como luz solar, reflexos e poeira.

Após as Olimpíadas de Tóquio, marcadas pela presença de inúmeros atletas usando óculos durante as disputas, a conscientização sobre a importância do uso de lentes adequadas para a prática esportiva em diferentes modalidades se eleva, e as ZEISS Sport Lenses, com opções em diversas tonalidades, de sol ou transparentes, são escolhas ideais no cuidado com os olhos tanto para jogos coletivos com bola quanto para corridas, pedaladas, golfe, tênis, caiaque e SUP, entre alguns exemplos.


Diferenciais
Graças à tecnologia Cosmetic Edge®, as ZEISS Sport Lenses proporcionam nitidez até as áreas periféricas das lentes, mesmo em armações curvadas envolvendo alto grau. Isso garante uma visão perfeita o tempo todo, com melhor percepção de profundidade e movimento, adequando-se a mudanças bruscas de foco e reduzindo, assim, riscos de acidentes, além de proteção aos olhos contra sujeira, luz solar e partículas de poeira.


“Muitos usuários possuem dioptrias* elevadas, fator que combinado com a armação mais curva (tradicional para prática de esportes) promove um desvio da luz refratada nas lentes, principalmente na periferia delas. Como consequência, isso gera uma visão turva e desfocada. Mas, por meio de cálculos segmentados, as ZEISS Sport Lenses permitem que a luz atravesse corretamente esses pontos e proporcionem uma visão com nitidez na parte periférica da lente”, explica Flavio Nery de Andrade, Head de Produtos da ZEISS.

Outra grande vantagem, ainda neste aspecto, é o fato de serem lentes versáteis com relação ao formato e às dimensões dos óculos. “Os cálculos das lentes esportivas são estrategicamente modificados para deixá-las adaptadas à armação escolhida. Com a tecnologia Cosmetic Edge® da ZEISS é possível fabricar lentes de acordo com a correção de visão ideal mesmo se o diâmetro dela for muito grande, e as armações, altamente curvadas”, diz Andrade. Modelos confortáveis, firmes e que não quebrem com facilidade, inclusive, são os recomendados para a moldura dos olhos.

Altamente refrativas, as lentes esportivas da ZEISS são ainda excepcionalmente fortes, leves e finas e servem tanto à linha Visão Simples (para miopia, hipermetropia e astigmatismo) quanto para a Progressiva (presbiopia, vista cansada). Elas estão disponíveis em três tipos de material: resina 1.50, policarbonato e resina 1.60. “A escolha na confecção personalizada das lentes é auxiliada pelo óptico de acordo com a avaliação da prescrição médica, considerando a quantidade de dioptria necessária e, assim, optando pela resina mais leve e mais transparente possível”, completa Andrade.


* Unidade de medida de convergência de uma lente, que equivale ao inverso da distância focal expressa em metro

Sobre a ZEISS
A ZEISS é uma grande empresa internacional líder em tecnologia do setor de óptica e optoeletrônica. No último ano fiscal, a receita anual gerada pelo Grupo ZEISS totalizou mais de 6,3 bilhões de euros em seus quatro segmentos: Tecnologia de Fabricação de Semicondutores, Qualidade e Pesquisa Industrial, Tecnologia Médica e Mercados de Consumo (status em 30 de setembro de 2020).

Para seus clientes, a ZEISS desenvolve, produz e distribui soluções altamente inovadoras em metrologia industrial e garantia de qualidade, soluções em microscopia para pesquisa em ciências da saúde e materiais e soluções em tecnologia médica para diagnóstico e tratamento em oftalmologia e microcirurgia. O nome ZEISS também é sinônimo de liderança mundial em litografia óptica, usada pelo setor de chips na fabricação de componentes semicondutores. Existe uma demanda mundial para produtos da marca ZEISS que definem tendências, como lentes de óculos, câmeras e binóculos.

Com uma marca forte e um portfólio alinhado com futuras áreas de crescimento como digitalização, assistência médica e produção inteligente, a ZEISS está moldando o futuro da tecnologia e contribuindo constantemente com suas soluções para o progresso do mundo da óptica e dos setores relacionados. Os investimentos significativos e sustentáveis da empresa em pesquisa e desenvolvimento estabelecem os alicerces para o sucesso e a constante expansão da tecnologia e liderança de mercado da ZEISS. A ZEISS investe 13% de sua receita em projetos de pesquisa e desenvolvimento – essas despesas elevadas têm uma longa tradição na ZEISS e representam, ao mesmo tempo, um investimento no futuro.

Com mais de 32.000 colaboradoras e colaboradores, a ZEISS atua no mundo todo em praticamente 50 países, com cerca de 30 unidades de produção, 60 unidades comerciais e de serviços, bem como 27 unidades de pesquisa e desenvolvimento. Fundada em 1846, em Jena, a empresa atualmente tem sede em Oberkochen, na Alemanha. A Fundação Carl Zeiss, uma das maiores fundações alemãs comprometidas com a promoção da ciência, é a única proprietária da sociedade holding Carl Zeiss AG. Para obter mais informações, acesse www.zeiss.com


Informações para a imprensa
a4&holofote | +55 (11) 3897-4122
Isabela Rosemback [email protected] | +55 11 94229 7229
Luana Zanelato [email protected] | +55 11 98022 2443
Neila Carvalho [email protected] | +55 11 99916 5094


Link
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia