18/01/2022 às 18h54min - Atualizada em 18/01/2022 às 18h54min

Saiba o que é o Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA)

AB NOTICIAS NEWS
R7
Divulgação

O que é

Fornece estimativas de área plantada, área colhida, quantidade produzida e rendimento médio de produtos selecionados com base em critérios de importância econômica e social para o País. Ele permite não só o acompanhamento de cada cultura investigada, desde a fase de intenção de plantio até o final da colheita, no ano civil de referência, como também o prognóstico da safra do próximo ano, para o qual é realizado o levantamento nos meses de outubro, novembro e dezembro.

O Levantamento Sistemático da Produção Agrícola – LSPA foi implantado em novembro de 1972 com o propósito de atender às demandas de usuários por informações estatísticas conjunturais mensais. Ao final de 2017, foi aprovado um estudo sobre a revisão do elenco de produtos a serem divulgados, estabelecendo-se os seguintes parâmetros objetivos: para que um produto seja divulgado na pesquisa, ele deve representar, no mínimo, 1% do valor da produção nacional ou pelo menos 1% da área agrícola brasileira. Com base em tais critérios, a partir de 2018, o novo elenco investigado pelo LSPA passou a ser formado por 18 produtos que representam, em conjunto, cerca de 93% do valor da produção e aproximadamente 97% da área agrícola do País, conforme dados da pesquisa Produção Agrícola Municipal – PAM referentes ao triênio 2011-2013. A cada cinco anos, esse rol de produtos deverá ser reavaliado, utilizando-se novamente os dados da PAM.

O conjunto de variáveis divulgadas depende da duração do ciclo de cultivo do produto, sendo as culturas classificadas em temporárias (aquelas tidas como de curta ou média duração, uma vez que seu ciclo reprodutivo é inferior a um ano, e que, depois de colhidas, precisam de um novo plantio) ou permanentes (aquelas tidas como de ciclo longo e cujas colheitas podem ser feitas por vários anos sem a necessidade de novo plantio). Para as culturas temporárias, são divulgadas as variáveis: área plantada ou a plantar; área colhida ou a colher; produção; e rendimento médio. Para as culturas de longa duração são divulgadas as variáveis: área total plantada; área colhida ou a colher; produção; e rendimento médio. Para os produtos de cultura permanente, são investigadas as variáveis: área em formação; área em produção; área colhida ou a colher; produção; e rendimento médio.

A periodicidade da pesquisa é mensal, desenvolvendo–se de janeiro a dezembro de cada ano civil. Sua abrangência geográfica é nacional, com resultados divulgados para Brasil, Grandes Regiões e Unidades da Federação.
Ab Noticias  News Publicidade 750x90


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Ab Noticias  News Publicidade 1200x90
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia