18/01/2022 às 12h53min - Atualizada em 18/01/2022 às 15h31min

Embracon investe em ações internas para promover o bem-estar no trabalho

Administradora de consórcios conta com quase 3 mil colaboradores em todo o país e está listada entre as melhores empresas para trabalhar

SALA DA NOTÍCIA Redação
Freepik

São Paulo, janeiro de 2022 - Promover o bem-estar no ambiente de trabalho é um compromisso que tem ganhado cada vez mais destaques nos últimos tempos, afinal passamos boa parte do nosso tempo trabalhando e situações de estresse podem impactar diretamente na nossa saúde física e mental e, consequentemente, pode prejudicar a nossa produtividade e a criatividade. 

Por isso, muitas empresas trabalham constantemente em ações que promovam o bem-estar dos colaboradores, como é o caso da Embracon, uma das principais administradoras de consórcios e considerada uma das melhores empresas para se trabalhar, de acordo com o ranking GPTW (Great Place to Work). Com quase 3 mil funcionários e mais de 100 filiais espalhadas por todo o país, a instituição sempre priorizou as pessoas diante da tomada de decisões e com a pandemia intensificou as ações internas com foco nos trabalhadores, com o objetivo de se adaptar para manter o bom clima organizacional. 

Entre as ações adotadas recentemente estão a campanha “Sexta-feira com S de Saúde”, onde foram produzidos vários conteúdos para estimular o cuidado com saúde física e mental de todos, e a “Sexta sem reunião”, onde a ideia é fazer com que as reuniões onlines sejam feitas até as 12h deste dia da semana, evitando assim o estresse pelo excesso de vídeo conferências.

Além disso, a empresa implantou um canal aberto de encontros mensais com toda a liderança, onde é possível ouvir e entender todas as necessidades e dificuldades de cada time para pensar em ações nesse sentido. Segundo Brenda Donato, Diretora de Pessoas e Resultados da Embracon, a estratégia foi adotada pois os dois principais desafios são justamente entender as necessidades das pessoas e atendê-las de forma mais específica, e promover o cuidado com a liderança. “É importante cuidar de quem cuida. É preciso que a liderança se sinta acolhida e possa acolher, pois a tendência é sempre cobrar e exigir mais do líder, mas esquecemos que eles também precisam estar em equilíbrio para poder cuidar das pessoas”, explica. 

A preocupação com a saúde mental dos colaboradores tem sido o foco da Embracon neste último ano. Foram realizadas diversas lives com profissionais para falar sobre o tema, explicar os sinais de desequilíbrio e destacar os tratamentos. Segundo Donato, a questão é considerada urgente e central, devido ao momento que estamos passando. “A saúde mental e emocional é um conjunto de fatores, desde questões ao formato de trabalho, exigência de metas e até o perfil de personalidade de cada colaborador, por isso não é uma equação simples. É exatamente por não ser simples que a empresa não pode negligenciar nenhum fator e deve olhar de forma cuidadosa e focada no tema assumindo a sua responsabilidade nessa relação”, afirma. 

Além das iniciativas para promover a saúde dos profissionais, a Embracon também investe em ações de inclusão como forma de criar um ambiente de trabalho melhor para todos. Todos os vídeos de treinamentos e lives são acompanhados de uma tradutora de libras ou estão legendados. A empresa também conta com uma política e um comitê de diversidade e inclusão, responsável por criar ações para que ninguém se sinta excluído do time. 

Para 2022, deve seguir investindo e implantando ações com foco na saúde de seus colaboradores e no bem-estar no ambiente de trabalho. Também deve investir em ações com foco em qualidade de vida, engajamento e satisfação. 
 

Sobre a Embracon

Há mais de 30 anos no mercado de consórcios, a Embracon é uma das maiores e mais conceituadas empresas especializadas em consórcio de automóveis, motos, imóveis e serviços, e já entregou mais de meio milhão de bens. A filosofia de trabalho se baseia em conhecer e atender às necessidades dos clientes que encontram na instituição solidez, credibilidade, inovação e uma vasta gama de produtos. Atualmente, a empresa possui mais de 160 mil clientes ativos, mais de 400 parceiros em território nacional, cerca de 100 filiais no país e 2,9 mil funcionários. A Embracon é autorizada e fiscalizada pelo Banco Central do Brasil e associada à ABAC (Associação Brasileira das Administradoras de Consórcios).


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia