18/01/2022 às 09h09min - Atualizada em 18/01/2022 às 15h21min

Joint venture da EDPR e ENGIE ganha cerca de 1GW para desenvolver projeto eólico offshore na Escócia

Capacidade atribuída à Ocean Winds fica localizada no fundo marinho da Caledónia, junto aos parques eólicos offshore de Moray East (950 MW) e Moray West (900 MW)

SALA DA NOTÍCIA Taynara Duarte
https://www.edpr.com/pt-pt
Crédito: Divulgação EDP Renováveis
A EDP Renováveis (Euronext: EDPR), quarta maior produtora mundial de energias renováveis, anuncia que a Ocean Winds, a joint venture que detém em conjunto com a Engie para projetos offshore, recebeu direitos exclusivos para desenvolver um projeto eólico offshore de cerca de 1 GW no bloco NE4, o parque eólico offshore Caledonia ("Caledonia"), na Escócia, com parte de sua produção destinada para o hidrogénio renovável.

A área de 440 km² do fundo marinho da Caledónia atribuída à Ocean Winds, o local está localizado junto aos projetos offshore já existentes de Moray East e Moray West, com 950MW e cerca de 900 MW, respetivamente, permitindo assim joint venture aproveitar a experiência acumulada e sinergias no desenvolvimento, construção e operação do novo projeto.


"A autorização deste projeto reforça e consolida nossa posição como um operador chave no Reino Unido, onde já temos atualmente os projetos de Moray East e Moray West. Além disso, desta forma, conseguiremos favorecer a criação de sinergias e melhorar a sua eficiência. Nossa presença há mais dez anos no local a posiciona como um mercado estratégico para o grupo e estamos firmemente comprometidos em continuar a prosseguir o nosso plano de investimento para impulsionar a transição energética", explica Miguel Stilwell d'Andrade, CEO da EDP e da EDP Renováveis.

A Ocean Winds continua a expandir a sua presença e está totalmente comprometida com o investimento e desenvolvimentos de projetos na Escócia: Moray East, com 950 MW, é o maior parque eólico offshore da Escócia; Moray West, com cerca de 900 MW, está pronto para dar os primeiros passos, e agora Caledónia, com cerca de 1 GW, a ser comissionado até ao final da década, posicionando a Ocean Winds como líder no mercado offshore escocês e contribuindo ativamente com cerca de 2,9 GW para atingir as meta do país.

Com o anúncio, a EDPR aumenta as suas opções de crescimento em eólicas offshore num mercado atrativo, reforçando e diversificando assim as opções de crescimento a longo prazo e mantendo, ao mesmo tempo, um perfil de risco equilibrado.

O Reino Unido está entre os maiores mercados eólicos offshore a nível mundial, tendo recentemente aumentado a sua meta de capacidade offshore instalada para 40 GW até 2030.


Sobre a EDP Renováveis (EDPR)

A EDP Renewables (Euronext: EDPR) é líder mundial no setor das energias renováveis e o quarto produtor mundial de energia renovável. Com projetos de desenvolvimento sólidos, ativos de primeira categoria e uma capacidade de operação líder de mercado, a EDPR tem tido um desenvolvimento excecional nos últimos anos e está presente em 26 mercados internacionais da Europa, América Latina, América do Norte e Ásia*.

A EDPR está empenhada em promover os avanços sociais em termos de sustentabilidade e integração. Isto reflete-se na inclusão da empresa no índice Bloomberg Gender Equality e no facto de ter sido certificada como Top Employer 2020 na Europa (Espanha, Itália, França, Roménia, Portugal e Reino Unido), e um Top Workplace 2020 nos Estados Unidos, ambos reconhecendo as suas políticas orientadas para os colaboradores.

A EDP, principal acionista da EDPR, é uma empresa de energia global e líder na criação de valor, inovação e sustentabilidade. A EDP foi incluída no índice Dow Jones Sustainability durante 14 anos consecutivos e foi recentemente reconhecida como a empresa eléctrica mais sustentável do mundo no índice Dow Jones.


Link
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia