18/01/2022 às 11h17min - Atualizada em 18/01/2022 às 15h11min

Escolas estão adotando biodigestores para resíduos orgânicos

O biodigestor, que transforma resíduos orgânicos em biogás para cozinhar e em biofertilizante, é uma ferramenta para o ensino, proporcionando, além da economia, uma vivência do ciclo de sustentabilidade

SALA DA NOTÍCIA Roberta
www.homebiogas.com.br  

A Educação Ambiental transforma a relação das pessoas com o meio ambiente e é quando ela começa na escola, forma cidadãos mais conscientes desde pequenos. Com isso em vista, muitos colégios vêm aprimorando as práticas voltadas à gestão de seus resíduos, unindo a atuação responsável ao envolvimento dos estudantes nos processos sustentáveis.  

Nesse sentido, a Biomovement Ambiental, empresa que atua sob os pilares da tecnologia, da inovação e do desenvolvimento socioambiental no fornecimento de soluções sustentáveis, tem contribuído com os processos de Educação Ambiental nas escolas, a partir de uma solução inovadora que transforma resíduos orgânicos (cascas de frutas, de ovos, restos de comida e até fezes) em biogás para cozinhar e em biofertilizante, para a recuperação do solo.  

Trata-se do biodigestor HomeBiogas, presente em mais de 100 países, que tem se tornado uma importante ferramenta na vivência dos estudantes sobre o ciclo de descarte adequado dos resíduos orgânicos.  

Os micro-organismos presentes no sistema realizam a biodigestão anaeróbia desses resíduos, evitando que sejam descartados de forma incorreta ou dispensados para aterros ou lixões, já superlotados nos grandes centros urbanos.  

O biodigestor também evita que os gases provenientes da decomposição dos resíduos orgânicos se dispersem na atmosfera, prejudicando a camada de ozônio e agravando a questão do efeito estufa.  

 

Ferramenta pedagógica 

Segundo explica Rafael Gilioli, gestor ambiental das três unidades do Colégio Magno-Mágico de OZ, de São Paulo (SP), o biodigestor oferece aos alunos o ciclo completo da sustentabilidade. Segundo ele, cada biodigestor é abastecido, em média, com 3.2kg diários de restos de comida. Assim, é gerado o biogás, que serve para aquecer os banhos das crianças, e o biofertilizante, que vem sendo usado na horta orgânica. “Além disso, os professores e alunos se apropriam do sistema como ferramenta de estudo e de trabalhos de diversas disciplinas, como matemática, biologia, química e outras“, explica Gilioli. O Colégio Magno-Mágico de OZ atua, há mais de 50 anos, baseado nos pilares da inovação e da sustentabilidade para assegurar um ensino de excelência e conta hoje com 10 biodigestores na unidade Olavo Bilac.  

Para Cleciane Moro, diretora das unidades educacionais AVAEC, de Veranópolis (RS), entidade que busca constantemente despertar a consciência ambiental nos diferentes níveis de ensino, a capacidade da escola de alimentar diariamente o biodigestor fez com que buscasse a solução Homebiogas para integrar o ambiente pedagógico. “Em 2021, criamos um espaço aclimatado para facilitar a ação dos micro-organismos, bem perto do refeitório, e hoje dispomos dessa inovação segura e fácil de usar para dar a destinação correta aos resíduos e ainda, economizar no biogás, que usamos na cozinha do refeitório”, conta. Cleciane continua: “também usamos o biofertilizante resultado da biodigestão, no Projeto Horta Escola, no qual as crianças da educação infantil plantam hortaliças e se envolvem no cuidado com a terra. Ou seja, a experiência é completa para os alunos”.  

Para Leandro Toledano, CEO da Biomovement Ambiental, o Homebiogas é uma importante ferramenta para o desenvolvimento socioeconômico e ambiental, impactando diretamente na qualidade de vida das pessoas. “Transformar a sociedade por meio da Educação Ambiental e da inovação tecnológica é a missão da empresa”, completa.  

Saiba mais: www.homebiogas.com.br  


Link
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia