18/01/2022 às 09h56min - Atualizada em 18/01/2022 às 09h56min

Pensando nas eleições, ala política pede mais "flexibilidade" a Guedes

A estratégia é que o governo aumente o gasto social para melhorar a popularidade do chefe do Executivo.

AB NOTICIAS NEWS
Brasil Econômico
Divulgação

O quartel-general que comanda a tática de reeleição do presidente Jair Bolsonaro cobrou mais "flexibilidade" em gastos sociais ao ministro da Economia, Paulo Guedes. A estratégia do grupo formado por partidos do centrão e militares é que o governo aumente o gasto social para melhorar a popularidade do chefe do Executivo. A informação é do blog da Andréia Sadi.  

Além de bancar o Auxílio Brasil com parcelas de R$ 400 até dezembro, Bolsonaro e equipe também pensaram em uma série de benefícios, como desoneração da folha de pagamentos por 2 anos, auxílio diesel, aumento para servidores, fundo eleitoral mais gordo e vale-gás. 

A leitura do grupo é que o presidente se desgastou ao atacar e desestimular a vacinação. Na avaliação deles, as pautas ideológicas, como essa, dificultam a melhora no desempenho eleitoral do mandatário. 

Guedes se tornou então o alvo principal dos políticos por se opor ao aumento dos gastos sociais em ano de eleições. O ministro da Economia alega que não há mais espaço fiscal para concessão de benesses.  

Para aliviar a pressão sobre Guedes, o governo deu a "chave do cofre" ao ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira , que agora  decidirá o destino do Orçamento. 

Com isso, o governo passa a discutir novas ideias como programas de habitação defendidos pelo ministro Rogério Marinho – adversário de Guedes dentro do governo – a reajustes de categorias de servidores públicos – pautas com gastos elevados e objeção do ministro da Economia.  

No caso dos reajustes, Guedes aconselha que nenhuma categoria recebe o aumento, nem mesmo os policiais federais.  
Ab Noticias  News Publicidade 750x90
 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Ab Noticias  News Publicidade 1200x90
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia