17/01/2022 às 11h20min - Atualizada em 17/01/2022 às 14h51min

Cofundador da Apple dá dicas para empreendedores em conversa exclusiva com Grupo Sai do Papel: “Fujam dos bancos”

Bate-papo de Steve Wozniak com Carlos Junior, CEO da companhia de inovação e investimento, foi uma das atrações da programação deste sábado (15/01) na Arena SdP Summit, espaço do Grupo Sai do Papel na Rio Innovation Week

SALA DA NOTÍCIA Leticia Leal
Rio de Janeiro, 15 de janeiro de 2022 - O norte-americano Steve Wozniak, 71, foi a grande atração deste sábado na Arena SdP Summit, espaço do Grupo de Inovação e Investimento SaI do Papel no Rio Innovation Week, um dos maiores eventos de inovação e empreendedorismo da América Latina. Cofundador da Apple, companhia que se tornou em 2022 a primeira dos Estados Unidos a atingir US$ 3 trilhões em valor de mercado, o executivo falou sobre temas presentes também no cotidiano de neófitos do universo de startups, como a dificuldade de dar os primeiros passos e a importância de ter alicerces mais profundos do que os financeiros. Em conversa com Carlos Junior, fundador e CEO do Grupo Sai do Papel, e Chicão Bulhões, secretário de Desenvolvimento Econômico do Município do Rio de Janeiro, Wozniak deu dicas que podem fazer a diferença independentemente do estágio em que os negócios se encontram.
“Fujam dos bancos”, brincou o executivo, que ressaltou seu papel na formação de líderes do futuro: “Sou um fã de processos de mentoria. Transferir conhecimento é elevar seu espírito. Não é sobre fazer dinheiro, mas sobre ajudar as pessoas mais jovens a fazer com que suas vidas tenham sentido”.
Com fala baixa e riso constante, Wozniak participou da conversa por meio de uma videoconferência. Vestia uma camiseta preta de mangas longas, com sua indefectível barba longa tão grisalha quanto os cabelos. Em um bate-papo ameno, contou detalhes sobre projetos que desenvolveu antes de fundar a Apple e como essas incursões ajudaram a construir sua visão de negócios. Também pontuou em diferentes momentos que o aspecto humano é fundamental para o sucesso de qualquer empreendimento. 

“Não é sobre ganhar dinheiro somente. De que nos serve ter lucros e não cuidar das pessoas que trabalham conosco? Como podem os funcionários da Amazon e do Google estarem dormindo em carros, sem ter condições de realizar pagamentos de contas simples, de sua sobrevivência?", questionou.
Wozniak revelou que essa preocupação com aspectos morais e humanos seria a base dos conselhos que daria se encontrasse hoje uma versão jovem de Steve Jobs (1955-2011), cofundador e ex-presidente da Apple, e aproveitou para falar diretamente às pessoas jovens que desejam empreender. “Vocês não devem se preocupar em fazer algo totalmente novo. Muito já foi feito. O importante é fazer com excelência, olhar para o que já foi feito e dar um passo a mais. Avance, amplie. Você deve querer ser não apenas um bom engenheiro, mas o melhor engenheiro do mundo. Descubra como você pode fazer algo que você acredite, que entregue algo ao mundo. E lembre-se de dar créditos às pessoas que estão envolvidas. Inspire-se e inspire os outros”, finalizou.
Com Wozniak, Rio Innovation Week fortalece posicionamento de liderança
A presença de Wozniak foi um dos highlights do Rio Innovation Week, cuja programação segue até o próximo domingo (16/01). O evento, um dos maiores de inovação e empreendedorismo da América Latina, reuniu nomes como o cofundador da Apple e o britânico Richard Branson, criador do Grupo Virgin.
O Grupo Sai do Papel é um dos realizadores e assina a curadoria-geral do Rio Innovation Week. “A presença de nomes de tamanho relevo no cenário internacional confirma o status que o evento atingiu em pouquíssimo tempo e nos proporcionou uma programação extremamente valorosa, capaz de entregar valor a todo o ecossistema”, avaliou Carlos Junior.

Sobre o Sai do Papel
O Sai do Papel  é um Grupo de Inovação e Investimentos em startups, com três unidades de negócios e um Hub de Inovação. As unidades são a SdP Academy - focada em auxiliar o empreendedor em sua jornada por meio de mentoria, programa de aceleração e consultoria; SdP Capital - fornece os recursos financeiros e conexões estratégicas necessários para a execução do planejamento da startup; e a SdP Corporate - promove cultura de inovação e intraempreendedorismo, facilitando o desenvolvimento de soluções para reduzir custos, aumentar receitas, ou criar novas linhas de negócio. O Energy Hub é um Hub de Energia setorial privado, cujo objetivo é fomentar a inovação aberta no ecossistema de energia. O Grupo Sai do Papel é um dos realizadores do mais completo evento de inovação da América Latina, o Rio Innovation Week (RIW), e responde tanto pela curadoria geral do evento quanto pela arena de inovação aberta SdP Summit.


Mais informações
Imagens em alta resolução da conversa com Steve Wozniak
Outros conteúdos sobre o Grupo Sai do Papel no Rio Innovation Week

Imprensa / Grupo Sai do Papel
Agência Prioriza
Gil Stefani - [email protected] - (11) 98785-3926 
Guilherme Costa - [email protected]  - (11) 99899-0624
Marlene Francisco - [email protected] - (11) 99619-0961


Link
Notícias Relacionadas »
Ab Noticias  News Publicidade 1200x90
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia