17/01/2022 às 14h03min - Atualizada em 17/01/2022 às 14h51min

Infectologista do Hospital Estadual de Formosa faz alerta preventivo sobre síndromes gripais

Durante período de aumento nos casos de gripe, Dra Raquel Matias lembra medidas essenciais de proteção

SALA DA NOTÍCIA ECCO Escritorio de Consultoria em Comunicação Ltda
Divulgação

O cenário pandêmico provocado pelo coronavírus abriu precedentes para o avanço de outro vírus no Brasil. A Influenza, patógeno causador da gripe, é uma infecção que ocorre principalmente no outono e inverno. Entretanto, a transmissão pode acontecer em qualquer época do ano. Nas primeiras semanas de janeiro, o Hospital Estadual de Formosa (HEF) registrou casos de pacientes com sintomas de síndromes gripais originárias de diferentes vírus, entre eles a Influenza.

A unidade hospitalar utiliza as recomendações das principais autoridades de saúde nacionais e mundiais para diagnóstico e tratamento dos pacientes com essas síndromes. Casos leves são atendidos e orientados de acordo com os sinais de gravidade apresentados, respeitando sempre o Protocolo de Manchester para realização dos acolhimentos.

Pronto atendimento

De acordo com o diretor técnico da unidade, Dr. Felipe Uchôa, casos de Síndrome Gripal e Síndrome Respiratória Grave Aguda acontecem todos os anos quando as temperaturas caem em algumas regiões do país. No entanto, em 2022, a chegada do vírus Influenza coincidiu com o avanço da pandemia de Covid-19. “Por isso, tão importante quanto diagnosticar os casos de Covid-19, devemos detectar e diferenciar os tipos de síndromes”.

Nos últimos dois meses, a junta médica do HEF registrou um aumento no atendimento de pacientes com sinais clássicos de gripe como febre, tosse, dor de garganta, dores articulares e dores musculares sem nenhuma causa previamente definida.

Segundo a infectologista d, a Dra. Raquel Matias, a demanda destes casos já era esperada como em anos anteriores, no entanto, “embora a infecção causada pela Influenza não evolua para a forma grave na maioria dos casos, é importante ressaltar que o agravamento do quadro clínico necessita de internação hospitalar”.

Prevenção

A Síndrome Gripal pode ser causada por diversos vírus, incluindo o Influenza. Ele é um patógeno de fácil disseminação que atinge o sistema respiratório. O contágio acontece quando alguém fala, espirra ou tosse e as gotículas que viajam pelo ar alcançam outras pessoas.

Por isso, medidas como o uso contínuo de máscara, proteger boca e nariz ao tossir ou espirrar, realizar a higienização das mãos, manter distanciamento seguro durante conversas e evitar aglomerações são necessárias.

A infectologista lembra ainda que a maneira mais eficaz de proteção contra estas patologias é a vacinação, considerando a proteção que ela oferece diante as formas mais graves da doença.

Neste sentido, é importante destacar que ignorar sinais e sintomas causados pela gripe pode ser fatal. Isso porque, a Síndrome Respiratória Grave Aguda é a evolução do quadro clínico da Síndrome Gripal. Ela vem acompanhada de agravantes como falta de ar e pneumonias e, na maioria das vezes, se não tratada adequadamente pode trazer sérias complicações à saúde do paciente.

“Este é um período em que tratamos todos os casos de síndromes gripais, pois sabemos do potencial de contágio do vírus. Nossas equipes médicas estão trabalhando diuturnamente para atender toda a demanda de Formosa e região prestando o melhor serviço possível”, ressaltou Vânia Fernandes, diretora do HEF.

 

Sobre o HEF

O Hospital Estadual de Formosa foi estadualizado em abril de 2020. O processo teve início em agosto de 2019 e passou pela aprovação da Câmara dos Vereadores e da Assembleia Legislativa. O Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento – IMED assumiu a gestão, em junho, com o compromisso de ampliar o atendimento à população instalando 20 leitos de UTI para pacientes com Covid-19.

As obras estão em andamento e durante o processo de regionalização a população continuará contando com os serviços de Pronto Socorro 24 horas, clínica médica, ortopedia e atendimento a gestantes. Passada a urgência da pandemia o Hospital com melhorias na infraestrutura ficará para a região, ampliando as opções de atendimento para usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

____________________________________

Assessoria de Comunicação Hospital Regional de Formosa/ Ecco Comunicação

Aline Marinho – [email protected]  

Dario Vasconcelos – [email protected]


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Ab Noticias  News Publicidade 1200x90
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia