15/01/2022 às 13h35min - Atualizada em 15/01/2022 às 13h35min

Programa Amazônia Integrada Sustentável conectará municípios da região Norte

‘Levar internet para nossa população é fundamental’, diz prefeito de Macapá

AB NOTICIAS NEWS
Agência Estado
Prefeitura de Macapá

Na manhã desta sexta-feira (14) aconteceu a vistoria técnica da infovia 00, que marca o início das ações desenvolvidas pelo Programa Amazônia Integrada Sustentável (PAIS), uma das ações do Norte Conectado, desenvolvida pelo Ministério das Comunicações. A iniciativa visa levar internet de alta velocidade de Macapá até Santarém, no Pará, passando pelas cidades de Alenquer, Almeirim e Monte Alegre. O lançamento aconteceu na Fazendinha e foi feito pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, e contou com a presença de autoridades, entre elas o prefeito de Macapá, Dr. Furlan, ministros e parlamentares.

“Esse é o primeiro estado a receber o Norte Conectado e levar internet para nossa população é fundamental. Já alinhei com o Governo Federal e vamos incluir todas as escolas da rede municipal de ensino nesta iniciativa. Também falamos a respeito do programa Wi-Fi Brasil, para levar conexão via internet às comunidades e distritos de Macapá”, afirmou Dr. Furlan.

Por meio do programa o Ministério das Comunicações levará internet à população com pouco ou baixo índice de conectividade. Isso será feito através de 8 infovias que passarão por 58 cidades. O material para esta fase chegou ao Brasil por navio em setembro de 2021 e o transbordo dos cabos levou cerca de uma semana para ser feito.

O Norte Conectado custará R$ 94 milhões e parte dos recursos são do leilão do 5G e, além de beneficiar a população sem ou com baixo acesso a internet, a iniciativa permitirá que escolas, unidades de saúde, órgãos do judiciário e praças públicas tenham acesso à internet de alva velocidade. Em Macapá, a previsão é que a internet seja disponibilizada nas praças Isaac Zagury, entregue pela Prefeitura à população em junho de 2021, e do Barão, ambas no centro da capital.

“O mundo ainda vem enfrentando dificuldades em decorrência da pandemia e hoje todos ganham com o Norte Conectado, que vai beneficiar toda a população da região por meio da disponibilização de internet”, disse o presidente Jair Bolsonaro.

O Amapá foi o último estado brasileiro a ter internet por fibra ótica e será o primeiro a receber a rede do Norte Conectado. O cabo que levará internet será subaquático e isso traz um baixo impacto ambiental, uma vez que a iniciativa tem um nível reduzido de supressão vegetal.

“A conexão com a rede mundial é fundamental para o Amapá e através disso vamos ter o Estado que desejamos. Em breve teremos um lugar desenvolvido, produtivo, com ambiente propício para instalação de empresas e empreendedores que poderão usar a internet de forma integral”, destacou o vice-governador do Estado, Jaime Nunes.

Durante o lançamento o ministro das Comunicações, Fabio Faria, realizou uma visita técnica no local onde será implantada a infovia 00, que serão mais de 12.000 km de cabos e que o trecho inicial, que corresponde a infovia 00, possui mais de 700 km. “Vamos conectar 10 milhões de brasileiros que moram na região norte e, com isso, trazer produtividade, internet e reduzir a desigualdade social. Ter internet significa liberdade e através dela o cidadão poderá estudar e trabalhar”, afirmou o ministro.
 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia