20/07/2018 às 13h10min - Atualizada em 20/07/2018 às 13h10min

Trump diz estar pronto para impor tarifas de U$ 500 bilhões sobre importações chinesas

Merkel alerta sobre prejuízo devido às sobretaxas dos EUA em carros europeus

Agência O Globo -
Agência O Globo -
 (Leah Millis/Reuters)

BERLIM – Depois de mais uma ameaça de Donald Trump de novas tarifas de comércio, a chanceler alemã, Angela Merkel, alertou sobre o prejuízo econômico das sobretaxas dos EUA sobre os carros europeus. Mais cedo em entrevista, o presidente americano disse estar pronto para impor taxas de U$ 500 bilhões sobre importações chinesas.

Merkel se pronunciou quando o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, se prepara para viajar a Washington em busca de conversas para impedir uma guerra comercial com os EUA. Em entrevista na conferência anual de verão de Berlin, nesta sexta-feira, a chanceler disse que as tarifas de importação sobre carros europeus que Trump tratou representam "um perigo real para a prosperidade de muitas pessoas no mundo".

Em entrevista também nesta sexta-feira, Trump disse estar preparado para intensificar a guerra comercial com a China por considerar a coisa certa a fazer pelo país norte-americano. Os EUA impuseram tarifas de U$ 34 bilhões sobre mercadorias chinesas no início deste mês, quando o presidente já havia levantado a perspectiva de estender as tarifas para os U$ 500 bilhões nas importações de produtos chineses.

No início deste mês, a administração de Trump divulgou uma lista de tarifas propostas sobre um valor adicional de U$ 200 bilhões em produtos chineses, variando de autopeças e ingredientes alimentícios a materiais de construção.

Ainda na entrevista, o líder americano acrescentou:

— Nós fomos explorados pela China por muito tempo.

No entanto, Merkel disse que o Fundo Monetário Internacional e outras instituições internacionais estão diminuindo suas previsões de crescimento econômico por temores de uma guerra comercial global. Ela acrescentou que o mundo nunca teria superado a crise financeira de 2008 se os países tivessem agido unilateralmente como o governo Trump está fazendo agora no comércio.

Angela Merkel disse que a União Europeia tem duas possíveis respostas à ameaça das tarifas dos EUA: um acordo bilateral para cortar tarifas em uma ampla gama de produtos e um acordo plurilateral focado exclusivamente em carros que visam eliminar as tarifas de automóveis em todo o mundo.

A imposição pelos EUA de tarifas sobre as exportações de automóveis da UE pode contrariar as regras da Organização Mundial do Comércio, acrescentou, dizendo que a União Europeia estava trabalhando em contra medidas para as tarifas potenciais, mas que esta era de longe a pior solução.

No mês passado, a Daimler, controladora da Mercedes, divulgou um alerta de lucro que, segundo a empresa, foi acionado pela ameaça da China de tarifas de retaliação contra os EUA. Isso forçaria a empresa a enviar menos dos utilitários esportivos que constrói nos EUA para a China este ano.

Os mercados acionários europeus caíram depois dos comentários de Trump. O Stoxx 600 em toda a Europa caiu 0,5% no geral, reduzindo 0,7% desde a alta da sessão. Os setores expostos à ameaça de uma disputa comercial mais profunda sofreram o impacto da reação nos mercados europeus, com o índice registrando queda de 2,2%.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Ab Noticias  News Publicidade 1200x90
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia