13/01/2022 às 09h41min - Atualizada em 13/01/2022 às 14h30min

Clínica para tratamento de dependência química: qual a importância?

SALA DA NOTÍCIA Boost Assessoria de Imprensa
https://clinicasrestituindosonhos.com.br/clinica-para-tratamento-de-dependencia-quimica/
Divulgação

Você sabe qual a importância de uma clínica para tratamento de dependência química? Já visitou alguma? Se você mesmo, ou algum conhecido nunca precisaram dos serviços de uma clínica de recuperação, ou conheça alguém que trabalhe em uma, provavelmente a resposta é não.

Continue lendo para saber mais a respeito deste assunto!

Antes de falar mais sobre a clínica para tratamento de dependência química em si, precisamos entender o porquê de elas existirem, à quem elas são úteis.

Um dos maiores problemas que podemos imaginar na humanidade são as drogas. Quando uso o termo drogas, me refiro às ilícitas e lícitas, como é o caso do álcool, por exemplo. Elas destroem vidas e famílias inteiras. Causam problemas físicos, psicológicos, sociais, financeiros, entre muitos outros.

Mas quando tudo isso começou?

O início da dependência química na humanidade

Não sabemos a data exata que o homem teve o seu primeiro contato com as drogas. Mas segundo o artigo intitulado “Psychoactive Substances in Prehistoric Times: Examining the Archaeological Evidence” (Substâncias Psicoativas em tempos pré-históricos: examinar a evidência arqueológica) da doutora Elisa Guerra-Doce, mostram que a relação homem-drogas vem desde a pré-história.  Desde o tempo que os homens começaram a usar plantas alucinógenas e bebidas de frutos fermentados.

Estas práticas, na antiguidade, tornaram-se rituais religiosos, onde acreditavam-se que ao consumir certas plantas e bebidas, ficava-se mais próximo de deus ou deuses.

Mas o consumo das drogas deixou de ser apenas parte de um culto religioso e tornou-se um ato destrutivo. Com o passar dos anos, o homem evoluiu e, com ele, as drogas também. Atualmente a humanidade trava uma dura batalha contra a dependência química.

De quem é a culpa?

Você pode cair no erro de querer julgar um dependente químico com uma fala ou pensamento semelhante a este aqui: “mas ninguém o(a) obrigou a usar drogas ou a beber! Ele(a) fez isso porque quis!” Por mais que você tenha razão, pense no exemplo que vou te dar a seguir:

Suponha que você vê um motociclista na rua que sofreu um acidente de trânsito. Visivelmente esta pessoa precisa de ajuda, está gravemente ferido. O que você faz primeiro? Muito provavelmente vai ajudá-lo prestando primeiros socorros (se você souber como) e/ou pedir ajuda à outras pessoas. Também irá chamar ou pedir para que alguém chame uma ambulância.

Agora imagine que no lugar de fazer estas coisas, você chega na cena do acidente e diz ao motociclista ou a alguém que também esteja no local do acidente: “Tá vendo? Quem mandou ficar andando de moto num lugar tão perigoso como este?! Provavelmente estava acima do limite de velocidade ou fez alguma “graça” com a moto para acontecer isso!”

Você não sabe o que realmente aconteceu com o motociclista, o que de fato causou o acidente, mas faz pré-julgamentos. E por mais que você tenha razão e o que você supôs que aconteceu, realmente corresponde com a realidade, não é hora para esse tipo de atitude. Enquanto você perde tempo tentando procurar um culpado, o motociclista pode morrer se não receber ajuda imediatamente.

Assim também acontece com um dependente químico. Existem vários fatores que podem ter levado uma pessoa a ser escrava das drogas. Problemas familiares, problemas financeiros, más companhias… Não importa quem ou o que causou a dependência química e sim que a pessoa precisa de ajuda logo, antes que a situação fique pior.

Então, como ajudar?

A dependência química é comprovadamente uma doença e, tal como, requer tratamento adequado. Daí então que entra o papel do centro de recuperação.

Juntamente com a família, a clínica para tratamento de dependência química irá ajudar o paciente a limpar seu corpo dos males que as drogas causaram e, além disso, voltar a ter uma vida saudável, tanto no âmbito físico, quanto no psicológico e social.

A clínica de recuperação é muito mais do que um hospital. Pode-se dizer que ela será a segunda família do dependente químico.

Assim é a Clínica Restituindo Sonhos! Estamos há mais de 10 anos ajudando famílias inteiras. Nossa metodologia de trabalho é completa.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Ab Noticias  News Publicidade 1200x90
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia