13/01/2022 às 13h19min - Atualizada em 13/01/2022 às 13h19min

Fábrica da Desal produziu mais de 43 mil peças do mobiliário urbano de Salvador

Na fábrica são produzidos pré-moldados, brinquedos, tijolos, blocos, bancos, mesas, dentre outras estruturas

AB NOTICIAS NEWS
Tribuna da Bahia
Divulgação

Responsável pela fabricação e restauração dos mais diversos mobiliários instalados nos espaços públicos, a fábrica da Companhia de Desenvolvimento Urbano de Salvador (Desal) produziu mais de 43 mil peças, em 2021. No mesmo período, o órgão realizou a manutenção preventiva e restauração de cerca de mil praças públicas, dos mais diversos bairros da cidade. 

É na Desal que todas as estruturas do mobiliário urbano ganham forma, inseridas nas praças e ruas da cidade. Na fábrica são produzidos pré-moldados, brinquedos, tijolos, blocos, bancos, mesas, dentre outras estruturas que dão beleza e conforto aos espaços públicos e fazem parte do dia a dia de mobilidade, lazer e entretenimento da população.

A autarquia, inclusive, trouxe novos atrativos para as praças, a exemplo dos Dog Parks, espaços específicos para diversão dos cães; Casa de Tarzan, Espaço Infantil e parede de escalada para crianças; e bancos modulares antivandalismo. Além disso, o órgão vem desenvolvendo o serviço de reforma de escadarias e passeios, em conjunto com a Secretaria de Manutenção (Seman).

O gerente de Obras da Desal, Antônio Matheus, avaliou como positivo o trabalho que vem sendo desenvolvido por toda a equipe. “É muito satisfatório ver uma praça ou academia pública ocupada por uma criança, aproveitando o seu momento de lazer, ou por um idoso, com um sorriso no rosto, realizando uma atividade física”, pontuou.   

Vandalismo

No ano passado, as ações de vandalismo, nos equipamentos públicos da cidade, geraram um prejuízo de mais de R$400 mil aos cofres públicos. Diariamente são recebidas mais de 20 queixas, sobre destruição ao patrimônio público, sendo que a Desal realiza 30 restaurações por mês.

O presidente Virgílio Daltro ressalta que a companhia tem desenvolvido um trabalho árduo na manutenção e recuperação desses equipamentos. “É preciso reforçar que a população precisa ajudar a manter os equipamentos. Quando um é vandalizado quem sai perdendo é a sociedade”, pontuou. 

Estrutura

A estrutura da fábrica possui mais de 20 mil m² e é composta por setor de serralheria, fibra, metalurgia, carpintaria, almoxarifado, setor administrativo e de argamassa e concreto. A Desal está localizada no quilômetro 8,5 da BR-324, na altura do Porto Seco de Pirajá e possui atualmente 256 colaboradores, sendo 216 na produção e obra e 40, no setor administrativo.   


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia