12/01/2022 às 16h20min - Atualizada em 12/01/2022 às 16h20min

Produção de grãos brasileira deve aumentar 12,5% nesta safra

A estimativa é de que o país produza 284,4 milhões de toneladas de grãos, um aumento de 32 milhões de toneladas em relação à safra passada

AB NOTICIAS NEWS
R7
Divulgação

O Brasil deve produzir um volume total de 284,4 milhões de toneladas de grãos na safra 2021/2022, um aumento de 12,5% ou 32 milhões de toneladas em relação à safra passada. A previsão faz parte da quarta estimativa da safra 2021/22, divulgada nesta terça-feira (11/01), pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

O destaque ficou por conta da soja, com aumento de área semeada de 3,8%, e para a safra do trigo, que foi encerrada com recorde de produção de 7,7 milhões de toneladas. O resultado final da produção de trigo ficou acima do obtido na temporada passada, mesmo com as adversidades climáticas, com períodos prolongados de estiagem e a incidência de geadas registradas em parte do ciclo.

A estimativa da área total a ser cultivada no país nesta safra é de 72,1 milhões de hectares, um crescimento de 4,5% sobre a safra anterior.

A preocupação dos técnicos da Conab é com a situação climática. “Nós temos acompanhado as notícias do grande volume de precipitações, há chuvas em grande parte do nosso país, porém, a Região Sul está muito afetada pela seca, o inverso do que está acontecendo em grande parte do país. A Região Sul é produtora de milho e soja e isso vem impactando a nossa produção anual. Essa situação no Sul está sendo acompanhada de perto”, ressaltou o presidente da Conab, Guilherme Ribeiro. 

Atualmente, a produção total de milho, considerando a primeira, segunda e terceira safras, está estimada em 112,9 milhões de toneladas.

Liderança

O levantamento aponta que o Brasil continua sendo o maior produtor mundial de soja. A área plantada teve um crescimento de 3,8% e produção estimada de 140,5 milhões de toneladas.

“A gente já começou a colheita da soja no estado do Mato Grosso, a colheita é bastante incipiente, e falta concluir a semeadura no Rio Grande do Sul e Santa Catarina. A semeadura não foi concluída lá justamente por conta dessa estiagem. O solo está bastante seco, não tem umidade adequada para os produtores concluírem o plantio”, ressalta o gerente de Acompanhamento de Safras da Conab, Rafael Fogaça.

Outras culturas também apresentaram bons números, como o algodão, que obteve crescimento de 12,5% na área a ser semeada e produção estimada em 2,7 milhões de toneladas.

Exportação

Nas exportações agrícolas, os destaques são para o algodão em pluma, que fechou 2021 com exportações acima de 2 milhões de toneladas pelo segundo ano consecutivo, número 58% acima da média dos últimos cinco anos. Já para a soja em grãos, o Brasil vendeu no mercado externo 86,1 milhões de toneladas, superando o recorde de 2018. Para este ano, a expectativa é de um novo recorde, com exportações previstas de 89 milhões de toneladas da oleaginosa.

Boletim

Este é o 4º Levantamento da Safra de Grãos 2021/2022, realizado entre os dias 12 e 18 de dezembro. Ao todo, são 12 levantamentos divulgados mensalmente pela Conab. O boletim traz o monitoramento das condições de desenvolvimento das principais culturas do país: algodão, amendoim, arroz, aveia, canola, centeio, cevada, feijão, girassol, mamona, milho, soja, sorgo, trigo e triticale. A soja e o milho correspondem a 90% da produção agrícola brasileira.
Ab Noticias  News Publicidade 750x90


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Ab Noticias  News Publicidade 1200x90
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia