30/08/2019 às 09h29min - Atualizada em 30/08/2019 às 22h50min

Mapa Mental, a nova forma de aprender e memorizar qualquer coisa com 20 vezes mais eficiência do que métodos tradicionais

Muito utilizado em países desenvolvidos, método aumenta a capacidade de aprendizado desde jovens estudantes até grandes empresários.

DINO
https://mapamental.com/
mapa-mental


Seja na escola, no trabalho, na faculdade ou em qualquer tipo de curso e treinamento que se faça, existe sempre a necessidade de memorizar alguma coisa. Na escola são dezenas de matérias diferentes. No trabalho, são novos projetos, procedimentos, ações que na maioria das vezes são colocados em uma folha de caderno, uma agenda, bloco de anotações ou no máximo em um documento no computador. Estudos norte-americanos comprovaram que qualquer uma dessas formas definitivamente não é a mais eficiente para memorizar e organizar qualquer coisa que seja necessário aprender. A forma mais eficiente é o Mapa Mental.

Quando existe o processo de absorção de uma nova informação é a parte frontal do cérebro chamada lóbulo pré-frontal, responsável por memorizar a curto prazo. E posteriormente, quando essas informações são convertidas em informações de longo prazo (ou seja, são de fato aprendidas, memorizadas e absorvidas) são armazenadas no hipocampo, uma área mais profunda do cérebro. Acontece que, quando o processo de aprendizado ainda está no início, o método usado define se de fato, essas informações serão memorizadas. E essas formas tradicionais de memorização, trazem uma quantidade enorme de informações ao mesmo tempo, que não permitem absorver tudo que é preciso, fazendo com que o cérebro filtre e descarte tudo aquilo que ele considera como excesso. Descartando inclusive as informações que eram essenciais e não podiam ser perdidas.

De forma mais simples, quando é preciso memorizar e aprender qualquer coisa utilizando as formas convencionais, informações demais são enviadas ao mesmo tempo, porque escrever e anotar coisas que poderiam ser sintetizadas causam isso. E sintetizar usando esses mesmos métodos, acaba deixando de lado coisas importantes para o processo de memorização. E se o aprendizado não acontece de maneira eficiente, os resultados na escola são ruins, não conseguindo vaga em uma boa faculdade e em casos mais extremos perdendo o emprego por não conseguir desempenhar bem as funções. Tudo por simplesmente não conseguir aprender nada com a eficiência que poderia.

Mas esse mesmo estudo, prova que existe um método que permite aprender e memorizar tudo sem sobrecarregar o cérebro e perder informações, sintetizando o que é preciso aprender também sem deixar nada para trás. E esse método é o Mapa Mental, que provou ser 20 vezes mais eficiente do que qualquer outro método de memorização e aprendizado. O Mapa Mental já é muito utilizado em países como os Estados Unidos, China e Rússia, tanto por jovens estudantes quanto por grandes diretores de empresas que são potências mundiais.

O Mapa Mental é tão eficiente, por ser um método onde é possível sintetizar e resumir tudo que é preciso memorizar e aprender, de uma forma tão organizada e completa, que cada tópico dentro dele faz lembrar do assunto todo. Ou seja, na leitura de um livro, se forem organizados os pontos mais importantes em um mapa mental, toda vez que é preciso falar sobre qualquer parte do livro, é só procurar dentro do mapa mental o tópico que remete a ele e instantaneamente vai ser possível debater com propriedade tudo que foi lido. Isso serve para livros, matérias de estudo, cursos, treinamentos, faculdade e até mesmo para organizar palestras, apresentações e grandes reuniões de negócios.

O Mapa Mental ainda é pouco utilizado no Brasil e quem utiliza esse método por aqui, na maioria das vezes conheceu no exterior. Essas pessoas estão utilizando uma ferramenta online disponível em nosso país, de simples utilização e relatam ter uma capacidade de memorização e aprendizado 20x maior do que tinham usando qualquer outro método.

“Estudei com a ferramenta online de Mapa Mental para a prova do ENEM. Eu sempre tive dificuldade de organizar meus estudos e principalmente de colocar no papel tudo aquilo que eu precisava memorizar e aprender. Fui aprovado em uma Universidade Federal e sei que se eu tivesse continuado estudando da forma que eu fazia, isso não teria acontecido.” (Warley Aguiar)

A ferramenta que Warley e outros brasileiros estão utilizando é o mapamental.com. O cadastro é simples e rápido, e a ferramenta já pode ser usada assim que ele é feito. Não precisa de aprovação e nem nada do tipo. Você pode conhecer o Mapa Mental clicando em https://mapamental.com/



Website: https://mapamental.com/
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Ab Noticias  News Publicidade 1200x90
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia