05/01/2022 às 12h08min - Atualizada em 09/01/2022 às 00h02min

Experiência e jornada como ferramentas para promover conexões transformadoras e inovação

SALA DA NOTÍCIA Assessoria
Carlos Henrique no onono
*Carlos Henrique Almeida

Mais uma passagem de ano, as reflexões são inevitáveis e certamente estamos bem diferentes depois desses últimos 12 meses. Para mim, foi um período de produção, trabalho, criatividade, relações fortalecidas e muito, mas muito aprendizado. Resolvi fazer um balanço destes últimos anos e passou um filme na memória.


Quando em 2018 fui convidado para ser coordenador de experiências do onono, o Centro de Experiências Científicas e Digitais da BASF, mal sabia o que fazer com os 500m2 de área útil, com laboratório de um lado, espaço de coworking e design thinking do outro. Percebi um universo de possibilidades, novos desafios e oportunidades de descobrir e transformar.

Esse espaço apresenta toda a riqueza que a empresa pode oferecer além das suas importantes soluções químicas: tem o propósito de promover a transformação digital, a inovação aberta, a mentalidade colaborativa, a sustentabilidade, a conexão de pessoas além do desenvolvimento e pesquisa científica. É uma responsa e tanto!

Ser um criador de experiências no onono é entender quem é cada persona – que pode ser cliente, parceiro, estudante, startups, etc – perceber como atender (quase sempre antecipar) da melhor forma suas demandas e principalmente, como encantar.

Também é parte do trabalho atuar como anfitrião do espaço, ser a pessoa que recebe cada pessoa, abre os eventos, dá o tom e a vibração positiva para os encontros. Eu sou mineiro – item importantíssimo no meu currículo (risos) – e, para além da carreira corporativa, também sou ator, bailarino, embaixador de diversidade na empresa e um curioso por natureza. Acredito que toda essa bagagem deu match com o ambiente de criatividade e inovação do onono, que exige e permite que eu esteja sempre “inventando moda”, como a gente diz lá em Minas.

Pois em março de 2020, quando estávamos em plena produção, organizando encontros, criando iniciativas diversas, veio a pandemia e tivemos que, como no mundo inteiro, parar tudo e mudar a chave, de repente. Depois do susto, veio o alívio quando entendemos que já estávamos prontos, pois o espaço já havia sido concebido com conectividade, plataforma de transmissão ao vivo, equipe dedicada; já inclusive realizávamos eventos híbridos. A proposta sempre foi garantir a presença do onono e suas experiências para além das suas paredes no edifício Rochaverá, em São Paulo, bem como olhar para o futuro, para as previsões e tendências e já nos preparar no presente.

Reconhecer que o onono já “estava pronto” fez com que evoluíssemos muito no jeito de nos comunicar, de aproveitar essa verdadeira vantagem competitiva (e a responsabilidade) no relacionamento com os clientes e os diversos públicos.

Assim seguimos: com os operadores em casa, cada um se tornou uma micro produtora. Melhoramos os servidores para estabilização das transmissões e passamos a realizar lives, webinars, debates, apresentações, os mais diversos formatos de eventos na plataforma virtual onono+, que meses depois ganhou uma versão exclusiva em espanhol.

Naturalmente, como eu já era o host no espaço físico, acabei me tornando a cara desse onono virtual abrindo cada live, cada evento. Trouxe um pedaço do onono para a minha casa, telas, câmera, minha sala se tornou pano de fundo para os eventos e seguimos em plena atividade, sempre com muita energia, vibração positiva e bom humor. Só em 2020, foram mais de 250 lives, já pensou?!

As mais de dez áreas de negócios da BASF que atuam em quase todos os segmentos de indústria têm diversos níveis de maturidade digital. Algumas embarcaram conosco e se apoiaram nessa produção intensa nos ajudando a colecionar casos de sucesso. Outras precisaram de mentoria e até workshop de transformação digital com clientes, para ajudar a encontrar novas formas de manter a relação.

Com o cliente no centro de todas as nossas ações, pudemos resolver algumas questões imediatas, como a da Academia de Formuladores, que era realizada presencialmente nos laboratórios de P&D de Personal Care instalados no onono, e que migrou com sucesso para a versão digital.

A equipe de Farma, que tem soluções para a indústria farmacêutica, levou mais de 500 pessoas para uma visita virtual ao seu laboratório em Jacareí, interior de São Paulo usando smart glasses. Com a ajuda da tecnologia, o expectador acompanhou cada processo enxergando a partir dos olhos do apresentador. Foi uma experiência incrível, principalmente porque seria necessária uma programação de um ano inteiro com várias visitas para alcançar esse número de pessoas de forma presencial.

Também cocriamos uma jornada técnica para aprimorar as aplicações de enzimas em nutrição animal, em conjunto com nosso cliente Cargill. A estrutura digital do onono permitiu até a troca de ideias intercontinental, conectando num mesmo momento palestrantes dos Estados Unidos, Alemanha e Brasil.

Um dos últimos feitos do ano foi a Virtual X, que foi um evento grandioso. Um dos primeiros híbridos desde o retorno gradual das operações presenciais, e exigiu uma infraestrutura extra, com painéis de LED, duas centrais de transmissão, link dedicado. De novo, toda a nossa base e conhecimento desde a concepção do onono fizeram a diferença.

Aproveitamos também esse período de pausa do espaço físico para fazer melhorias, oferecer novas experiências, como o espaço de economia circular, laboratório de impressão 3D e um media lab para ampliar nossos canais de comunicação.

Lançamos o canal do onono no YouTube para alcançar diferentes públicos e acabamos de colocar no ar o Deu Química!, o canal de podcast que vai reforçar o compromisso em nutrir o ecossistema, convidando especialistas de mercado para falar de tendências e inovações, curiosidades e muito mais.

Recebemos assim, mais um novo ano com muita energia positiva e criatividade para promover cada vez mais conexões transformadoras e para não deixar a roda da inovação colaborativa parar! Vamos nos encontrar para transformar 2022?
 
Carlos Henrique Almeida, coordenador de experiências do onono, Centro de Experiências Científicas e Digitais da BASF


 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia