05/01/2022 às 17h33min - Atualizada em 07/01/2022 às 20h32min

Saiba a maneira correta de limpar e proteger os óculos

Tecido ideal e uso de produtos específicos e de qualidade garantem a manutenção eficaz e duradoura das lentes, evitando riscos e outros prejuízos

SALA DA NOTÍCIA Isabela Rosemback
A4&Holofote Comunicação
Divulgação ZEISS
Quem usa óculos adora a sensação de colocá-los no rosto depois de uma boa limpeza do acessório, desfrutando assim de uma visão novamente nítida e livre de manchas, listras e impressões digitais. O que muita gente não sabe é que os cuidados adequados com as lentes vão além de garantir uma boa visão; eles também prolongam a vida útil dos óculos. Ainda, a limpeza incorreta pode causar danos às lentes modernas, mesmo aquelas protegidas por tratamento contra riscos.

A alemã ZEISS, referência mundial em tecnologia voltada à saúde ocular, dá dicas para higienizar as lentes dos óculos de forma rápida, completa e com delicadeza, dentro e fora de casa:


Limpeza completa
Na ausência de agentes de limpeza de uso profissional, a utilização de água corrente pode ser uma boa alternativa para higienizar os óculos. Para isso, deve-se espalhar entre os dedos uma gota de detergente líquido com pH neutro, até formar espuma, e aplicá-la nas lentes. Então, enxaguar as lentes em água morna e secá-las completa e delicadamente com um tecido de microfibra.

Produtos especiais
O uso de agentes profissionais é a melhor garantia de uma higienização completa, prática e conveniente. Existem inúmeras alternativas no mercado como, por exemplo, os lenços de limpeza Lens Wipes da ZEISS, que removem manchas, sujeira, óleo e impressões digitais de lentes de cristal e de resina.

Movimentos corretos
Comece a higienização das lentes esfregando delicadamente, em sua superfície, um tecido de microfibra ou um lenço de limpeza para lentes, preferivelmente estando ele dobrado; assim, serão removidas partículas de poeira mais grossas. É melhor umedecer o tecido simples de microfibra, se optar por usá-lo, com um spray de limpeza profissional, como o ZEISS Lens Cleaning Spray, por exemplo, antes da manutenção dos óculos, principalmente para a remoção de substâncias gordurosas.

Roupa, não
Tecidos ou mangas de camisa certamente não são a melhor solução para recuperar a clareza das lentes, pois costumam deixar partículas de poeira ou sujeira, causando minúsculos riscos locais. Com o tempo, isso prejudica a qualidade das lentes, pois essas fissuras dispersam a luz, irritando os olhos.

Manutenção do tecido
Para os cuidados de rotina com os óculos, é importante usar somente flanelas de limpeza em microfibra, que também precisam de manutenção. O tecido de microfibra deve ser lavado regularmente, idealmente apenas com água e a uma temperatura não superior a 40º C, sem uso de amaciante de roupas. Assim, não deixará marcas nas lentes na próxima manutenção.

Fim do embaçamento
Para fugir de lentes embaçadas e manter a visão nítida, uma solução prática e duradoura é o uso de produto antiembaçante. O ZEISS AntiFOG, por exemplo, mantém as lentes sem embaçamento por até 72 horas a cada aplicação, proporcionando uma visão nítida mesmo com o uso de máscaras ou em ambientes com fumaça, como ao cozinhar, por exemplo.

Armazenamento adequado
Os óculos devem ser guardados sempre em estojo rígido. Quando não houver estojo adequado, o ideal é deixá-los em local seguro com as lentes voltadas para cima e preservados de calor extremo –grandes flutuações de temperatura podem rachar a superfície das lentes.


Sobre a ZEISS
A ZEISS é uma grande empresa internacional líder em tecnologia do setor de óptica e optoeletrônica. No último ano fiscal, a receita anual gerada pelo Grupo ZEISS totalizou mais de 6,3 bilhões de euros em seus quatro segmentos: Tecnologia de Fabricação de Semicondutores, Qualidade e Pesquisa Industrial, Tecnologia Médica e Mercados de Consumo (status em 30 de setembro de 2020).

Para seus clientes, a ZEISS desenvolve, produz e distribui soluções altamente inovadoras em metrologia industrial e garantia de qualidade, soluções em microscopia para pesquisa em ciências da saúde e materiais e soluções em tecnologia médica para diagnóstico e tratamento em oftalmologia e microcirurgia. O nome ZEISS também é sinônimo de liderança mundial em litografia óptica, usada pelo setor de chips na fabricação de componentes semicondutores. Existe uma demanda mundial para produtos da marca ZEISS que definem tendências, como lentes de óculos, câmeras e binóculos.

Com uma marca forte e um portfólio alinhado com futuras áreas de crescimento como digitalização, assistência médica e produção inteligente, a ZEISS está moldando o futuro da tecnologia e contribuindo constantemente com suas soluções para o progresso do mundo da óptica e dos setores relacionados. Os investimentos significativos e sustentáveis da empresa em pesquisa e desenvolvimento estabelecem os alicerces para o sucesso e a constante expansão da tecnologia e liderança de mercado da ZEISS. A ZEISS investe 13% de sua receita em projetos de pesquisa e desenvolvimento – essas despesas elevadas têm uma longa tradição na ZEISS e representam, ao mesmo tempo, um investimento no futuro.


Com mais de 32.000 colaboradoras e colaboradores, a ZEISS atua no mundo todo em praticamente 50 países, com cerca de 30 unidades de produção, 60 unidades comerciais e de serviços, bem como 27 unidades de pesquisa e desenvolvimento. Fundada em 1846, em Jena, a empresa atualmente tem sede em Oberkochen, na Alemanha. A Fundação Carl Zeiss, uma das maiores fundações alemãs comprometidas com a promoção da ciência, é a única proprietária da sociedade holding Carl Zeiss AG. Para obter mais informações, acesse www.zeiss.com.

Mais Informações

A4&Holofote Comunicação | 11 3897-4122
Isabela Rosemback [email protected] | +55 11 94229 7229
Luana Zanelato [email protected]] | +55 11 98022 2443
Neila Carvalho [email protected] | +55 11 99916-5094

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia