06/01/2022 às 16h11min - Atualizada em 07/01/2022 às 20h23min

Topaz, do Grupo Stefanini, faz investimento significativo na Cobiscorp e acelera sua expansão internacional

Com sede nos Estados Unidos e com uma base de clientes nas Américas do Norte e do Sul, a Cobiscorp é reconhecida pelas suas soluções para o mercado financeiro, incluindo bancos, financeiras, fintechs  e microfinanceiras

SALA DA NOTÍCIA Carolina Amaral
A Topaz, venture do Grupo Stefanini especializada em soluções financeiras e com atuação em mais de 25 países, anuncia a compra de uma participação maioritária da Cobiscorp, empresa de software bancário com sede dos Estados Unidos e que estabeleceu uma base importante de clientes na América do Sul, composta por bancos na Argentina, Bolívia, Colômbia, Equador, Guatemala, México e Panamá.

Este é o segundo maior investimento em aquisições do Grupo Stefanini e a terceira  aquisição da Topaz, o que demonstra o fôlego da companhia para expandir seu portfólio na América Latina, que inclui soluções de ponta a ponta para a jornada financeira – Core Banking, prevenção de fraudes financeiras e mitigação de riscos operacionais e transacionais em canais digitais como Internet Banking, Mobile Banking, Soluções de Onboarding e Segurança dos Canais Digitais, Open Finance e a funcionalidade de câmbio, em que é possível realizar transações multimoedas, seja entre uma conta e outra ou na compra e venda de dinheiro estrangeiro.

“A COBIS é uma plataforma digital consolidada para negócios financeiros, que complementará ainda mais a nossa robusta plataforma full-banking, agregando novas funcionalidades e diferenciais competitivos para auxiliar as instituições que desejam adaptar-se rapidamente às principais demandas do mercado e construir o banco do futuro. Com esta aquisição, nos tornaremos líderes em software bancário para atender instituições de pequeno, médio e grande portes em toda a região, nos posicionando como a maior e mais completa plataforma de soluções para o mercado financeiro da América Latina, incluindo Brasil”, afirma Jorge Iglesias, CEO da Topaz.

Recentemente, a Topaz foi reconhecida em guia do Gartner sobre sistemas de core bancário (CBS) para a América Latina como um dos fornecedores mais relevantes com sua solução de banco digital, que utiliza nuvem nativa e independente, IA, API-first e DevOps. “Assim como a Topaz, a COBIS também é mencionada como um dos destaques pela consultoria. Com esta aquisição, uniremos dois produtos reconhecidos pelo Gartner, o que reforça o compromisso da Topaz com a oferta de soluções de extrema qualidade”, reforça Iglesias.

Nos últimos anos, as soluções da Cobiscorp evoluíram para uma oferta de serviço de software na nuvem, com base em SaaS. Assim, novos níveis de flexibilidade foram criados, ao mesmo tempo em que os custos para os clientes foram reduzidos. Além disso, a qualidade e a disponibilidade do serviço contínuo têm se tornado cada vez mais essenciais para atrair novos clientes e apoiar os atuais, garantindo um alto índice de satisfação pelos serviços prestados.

“Temos uma grande atuação no continente americano e queremos crescer muito mais a partir dessa união com a Topaz. Nossas soluções são sinérgicas e permitirão às instituições financeiras se transformarem para obter mais agilidade e eficiência, promover transformação e agregar valor real à sua rede de negócios e clientes”, ressalta o CEO da Cobiscorp, William Moss.  

Segundo o executivo, a plataforma digital customizável COBIS tem uma abordagem ágil e enxuta, que estará alinhada à estratégia de cada instituição financeira para promover sua transformação digital. Entre os principais clientes da Cobiscorp estão os bancos Macro, Hipotecario e Banco de Valores, na Argentina; Banco FIE, na Bolívia; FNA, Banco Agrario e Davivienda, na Colômbia; Banco Cuscatlán, em El Salvador; BanEcuador, bancos General Rumiñahui e Finca, no Equador; Terrabank, nos Estados Unidos; Ficohsa, na Guatemala; Tuiio – Santander, no México; Towerbank, Capital Bank e Global Bank, no Panamá, além do BanCaribe, na Venezuela.

De acordo com Jorge Iglesias, o próximo passo é levar as soluções para novos mercados como Estados Unidos e Europa. “Com a nova aquisição, atingimos mais de 250 clientes utilizando nossa tecnologia, e mais de 1.000 colaboradores dedicados à plataforma Topaz, capazes de promover a transformação digital dos negócios de nossos clientes. Seremos a única plataforma full banking a oferecer soluções únicas e abrangentes, além de jornadas completas e de qualidade, unindo nossa tecnologia de ponta com a vasta experiência de mais de 30 anos no setor financeiro”, destaca.

Com crescimento anual de 30% em número de clientes no Brasil e em países da América Latina, a Topaz faz parte do Grupo Stefanini, que atingiu, em 2021, a marca de R$ 5 bilhões (US$ 1 bilhão) em faturamento, resultado da combinação de crescimento orgânico e de aquisições. “O ritmo de crescimento continuará forte em 2022”, garante Marco Stefanini, CEO Global do Grupo Stefanini.

Segundo Marcelo Louro, CFO Global do Grupo Stefanini, a multinacional brasileira recebe cerca de 30 propostas de aquisição por mês, que são analisadas pelo comitê de investimentos global. O foco está tanto em companhias que trazem novas habilidades, competências ou produtos para o ecossistema de inovação, quanto expansão regional e consolidação em mercados estratégicos.


 


Link
Notícias Relacionadas »
Ab Noticias  News Publicidade 1200x90
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia