04/01/2022 às 22h00min - Atualizada em 04/01/2022 às 22h00min

ENTREVISTA: ‘NA PERIFERIA DO CAPITALISMO O ESTADO POLICIAL CAI COMO UMA LUVA’, DIZ CORONEL DA PM ÍBIS PEREIRA

Para o ex-comandante da PM do Rio, Íbis Pereira, a esquerda precisa perder a antipatia com o tema da segurança pública e incluir as forças policiais no debate.

AB NOTICIAS NEWS
The Intercept Brasil
Daniel Ramalho para o Intercept Brasil

VIVEMOS EM UM ESTADO POLICIAL. Os números comprovam: em 2020, 6.416 pessoas morreram pelas mãos das forças de segurança pública do país. Quase 80% delas, negras, segundo o Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Em plena pandemia, as polícias mataram mais do que nunca. “Num país democrático, as polícias não podem matar como matam no Brasil. É inconcebível que uma democracia conviva com isso”, argumenta o coronel Íbis Pereira.

Ex-comandante da Polícia Militar do Rio de Janeiro e hoje um “trabalhador da polícia”, como prefere se definir, Íbis passou boa parte dos 33 anos de carreira criticando a ineficiência do modelo de segurança pública no Brasil. “Nós não conseguimos desenhar uma arquitetura para lidar com o fenômeno do crime. Prevalece a fragmentação. Não temos totalidade orgânica para enfrentar e dar resposta ao fenômeno criminal”, afirma.

Para ver matéria completa acesse o link:
https://theintercept.com/2022/01/03/entrevista-periferia-capitalismo-estado-policial-cai-como-luva-coronel-pm-ibis-pereira/


Link
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia