Além do segmento de pick-ups, a categoria de SUVs também movimentará bastante o mercado automotivo brasileiro no próximo ano. Entre os modelos médios, a Caoa, que já lançou o Tiggo 7 Pro em 2021 já prepara mais uma ofensiva de olho na liderança do Compass. É o caso do novo Tiggo 5X que também pode ganhar o sobrenome “Pro” ou simplesmente aposentar o modelo anterior que chegou no fim de 2018. A novidade ganhará um novo design mas preservará o motor de 1.5 litro turbo de 150 cv com etanol. Conheça.
Produzido em Anápolis, o novo Tiggo 5X seguirá o estilo chinês e ganhará um novo para-choque dianteiro, nova grade frontal com formato hexagonal, entradas de ar cromadas e novos faróis como a versão chinesa. Já a traseira manterá os faróis no formato de "C" e ganhará uma régua unindo as duas lanternas, o que confere elegância ao modelo.
O interior deve adotar o mesmo padrão visto no Tiggo 7 Pro, que foi lançado recentemente. Por conta disso, terá um central multimídia flutuante e um grande painel digital com direito a comandos de voz e sistema de inteligência artificial já preparado para a internet 5G, conforme relatam profissionais do ramo de TI com os quais o R7 esteve em contato. Na China, esse modelo é comercializado com multimídia de 10,25 polegadas com conexão com Android Auto e Apple CarPlay. O painel digital por lá tem tela de 7 polegadas.
Concorrentes
No segmento de SUVs compactos a briga é acirrada pela liderança do ranking de vendas. O Tiggo 5X é um modelo compacto-médio tal qual o Hyundai Creta que também está entre os dois segmentos. Assim, ao menos em preço o Tiggo 5X 2022 deve brigar na faixa dos R$ 120 mil com Nissan Kicks, Hyundai Creta e Volkswagen T-Cross e de certa forma com versões mais equipadas do Volkswagen Nivus, Peugeot 2008, Chevrolet Tracker, Honda HR-V, Citroën C4 Cactus e também, o líder de vendas entre os compactos, o Jeep Renegade.
NOVO CRETA 2022: bonito ou feio? Com 1.0 turbo vai superar Nivus, Pulse, Tiggo 3X, Tracker e T-Cross. Veja o vídeo!
Mas o Tiggo 5X também está entre os modelos médios e briga de forma bem competitiva com o líder Jeep Compass, com o bem sucedido Toyota Corolla Cross, Volkswagen Taos e também com o Chevrolet Equinox que virá reestilizado em 2022. Ainda nesta linha enfrenta o Ford Territory e Mitsubishi Eclipse Cross.