17/07/2018 às 16h50min - Atualizada em 17/07/2018 às 16h50min

Presidente do Fed: barreiras comerciais ameaçam salários e crescimento

Executivo do BC americano sinaliza continuação de alta gradual de juros

Agência O Globo -
Agência O Globo -
O presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central americano), Jerome Powell

WASHINGTON - O presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central americano), Jerome Powell, disse que o protecionismo pode prejudicar o crescimento e potencialmente comprometer os salários, no momento em que os EUA elevam as tensões comerciais com rivais e aliados de longa data.

As afirmações foram feitas durante depoimento ao Comitê Bancário do Senado, quando Powell respondia a questões sobre o impacto econômico das tarifas impostas pelo presidente Donald Trump.

 

— Em geral, países que têm ficado abertos ao comércio, não têm elevado barreiras, incluindo tarifas, têm crescido mais rápido. Eles têm rendas mais altas, maior produtividade. — afirmou. — Países que foram em uma direção mais protecionista ficaram piores.

 

Ele afirmou, ainda, que vê as condições financeiras ainda favoráveis para o crescimento. Para Powell, a economia está indo bem, e uma era de crescimento estável pode ter continuidade caso o Fed acerte suas decisões de política monetária.

— Estamos cientes de que, por um lado, elevar as taxas de juros muito lentamente pode levar a uma alta inflação ou a excessos no mercado financeiro — observou o presidente do Fed. — Por outro lado, se nós aumentamos as taxas muito rapidamente, a economia pode se enfraquecer, e a inflação poderia ficar persistentemente abaixo da nossa expectativa.

E, acrescentou que o comitê de política monetária do BC americano “acredita que, por enquanto, a merlhor forma de seguir adiante é manter as altas graduais dos juros”.

 

No Brasil, a sinalização sobre o futuro dos juros nos EUA .

Após Powell reiterar suas avaliações positivas sobre a economia americana, o Nasdaq Composite Index superava sua máxima recorde anterior, e o dólar se valorizava, com o Dollar Bloomberg Index avançando 0,4% (o primeiro ganho em quatro dias). O Dow Jones subia 0,26%, o S&P, 0,47%, e o Nasdaq, 0,64%, a 7855,49 pontos.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Ab Noticias  News Publicidade 1200x90
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia