28/08/2019 às 14h20min - Atualizada em 28/08/2019 às 14h21min

Valor médio gasto no Dia dos Pais foi 39,5% superior em relação a 2018

A data comemorativa do Dia dos Pais foi a que rendeu mais lucros para os lojistas virtuais e comerciantes até o momento, de acordo com dados apresentados pela Tray (unidade de e-commerce da Locaweb).

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A data comemorativa do Dia dos Pais foi a que rendeu mais lucros para os lojistas virtuais e comerciantes até o momento, de acordo com dados apresentados pela Tray (unidade de e-commerce da Locaweb). O faturamento registrado pela plataforma foi de R$ 269 milhões, com procedência de uma base de mais de 11 mil clientes. Isso mostra um aumento de 39% em comparação com a data do ano passado. O valor equivale a 10% do faturamento total da data, que foi de R$ 2,5 bilhões, divulgado pela Ebit/Nielsen.

A comparação dos números de crescimento foi feita com base no mês de julho, devido a esse ser o mês que antecede o Dia dos Pais. Como o consumidor já sabe como funciona o processo de compra no e-commerce, ele já está ciente do intervalo existente entre a compra e o recebimento do produto. Por isso, a compra é antecipada, para que não exista o risco de o presente não chegar a tempo da data comemorativa, afirma o Head de experiência do cliente na Tray.

Situação do e-commerce no Dia dos Pais 2019

O Dia dos Pais superou o faturamento de outras datas comemorativas bastante tradicionais do varejo, como o Dia das Mães, e passou 13% do valor obtido na Black Friday do ano passado. Foram mais de 1,2 milhões de pedidos registrados, com tíquete médio de R$ 226,81.

O resultado positivo e meio surpreendente evidencia o avanço do e-commerce no mercado brasileiro. Com a busca constante por praticidade e comodismo na realização das compras online, indo direto ao encontro dos lojistas virtuais, que passaram a aprimorar os seus serviços. Os e-commerces melhoraram seu atendimento, passando a oferecer ao cliente mais que um produto ou serviço, e sim uma experiência de compra exclusiva.

Vendas do Dia dos Pais 2019

Normalmente, temos os clientes que costumam comprar com antecedência, pois já se planejaram, e a outra parcela que compra de última hora. O primeiro pico de vendas aconteceu no dia 16 de julho, faltando 27 dias para a data do Dia dos Pais. Resultado provavelmente das primeiras campanhas lançadas.

Já o segundo pico de compras aconteceu no dia 02 de agosto, um pouco mais de uma semana para o evento, mostrando a parcela de consumidores que deixam para adquirir o presente no último instante.

Com relação às categorias mais procuradas e vendidas no mês que antecede a data, as que se destacaram foram de Hotéis e Viagens, com 23,9%, Eletrodomésticos e Eletroportáteis, com 21,5%, e Beleza e Saúde, com 20,1%.

As pesquisas feitas pela Social Miner identificaram que 40,1% das visitas feitas aos sites e e-commerces durante esse período foram realizadas por meio de dispositivos móveis. O Desktop seguiu dominando o maior número de conversões (56,8%), e o Mobile ainda conseguiu ganhar um pouco mais de espaço e mostrou uma representatividade de 43,2%.

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