17/07/2018 às 15h40min - Atualizada em 17/07/2018 às 15h40min

Itaú Unibanco lança maquininha de pagamentos para pequenos negócios

Mercado nesse segmento movimenta cerca de R$ 350 bilhões ao ano

Agência O Globo -
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Foto: Divulgação

SÃO PAULO - Depois do Bradesco e do Banco do Brasil, o Itaú Unibanco lançou nesta terça-feira a POP Credicard, serviço de maquininhas de pagamentos com cartões voltada para microempreendedores e pequenas empresas. O banco operava nesse segmento apenas com a marca Rede, mais voltada a grandes varejistas. O mercado de meios de pagamento tem apresentado crescimento expressivo, com a entrada de dezenas de competidores, num mercado que movimenta R$ 350 bilhões por ano.

A máquina mais simples será vendida por 12 parcelas de R$ 29,90. Isento de mensalidade, o serviço terá taxa de 1,99% por operação nas compras pagas com cartão de débito e de 3,98% no crédito. Os clientes receberão os recursos da venda em D+1 no caso de compras pagas com cartão de débito e em D+2 nas pagas com cartão de crédito. Isso garantirá ao banco uma receita com antecipação dos recebíveis.

— O produto foi pensado para ao mesmo tempo atender a necessidade específica de um público que precisa ter os recursos da venda de forma mais imediata, mas também dar uma rentabilidade condizente com o banco - disse a jornalistas o presidente da Rede, Marcos Magalhães.

A expectativa do banco é vender de 100 mil a 150 mil terminais de pagamento Pop Credicard a lojistas ainda neste ano.

Em maio passado, o Banco do Brasil também decidiu entrar no segmento das maquininhas de pagamento, em parceria com a Cielo, vendendo aparelhos com marca própria. A iniciativa aconteceu menos de duas semanas após o Bradesco anunciar o mesmo movimento, também em participação societária com a Cielo. A Cielo também tem sua estrutura mais voltada para atender grandes varejistas.

A competição nesse segmento tem sido acirrada. Para ganhar esse mercado, concorrentes de menor porte têm baixado os preços que cobram dos lojistas, inclusive do aluguel dos terminais de pagamento e reduzindo a taxa por operação.

No início deste ano, a empresa de meios eletrônicos de pagamento Pagseguro abriu capital na Bolsa de Nova York e levantou US$ 2,7 bilhões, no principal IPO do ano. Em junho, a Pagseguro lançou uma nova oferta de ações movimentando US$ 1,1 bilhão.


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